MENU

by • junho 6, 2012 • PasseiosComments (27)3402

Uma visita ao museu de Sherlock Holmes

Dos livros que mais acompanharam a minha pré-adolescência e muito da minha vida depois disso, Sherlock Holmes sempre foi presença certa na estante. No começo deste ano (2012) realizei um dos meus sonhos mais antigos e se você já ouviu falar no endereço 221B da Baker Street, saberá do que estou falando. Foi com muita ansiedade e expectativa que me dirigi em uma manhã fria e chuvosa de fevereiro até um dos endereços mais famosos do mundo e agora vou contar um pouco de como foi essa minha visita. Vamos lá?

Sherlock Baker Street (3)Sherlock Baker Street (4)Começou mesmo antes de chegar ao destino. Peguei um metrô na estação de Lancaster Gate onde ficava o hotel onde eu estava hospedada; parei na Bond Street e de lá peguei outro metrô até a estação Baker Street. A surpresa já aconteceu no momento em que coloquei os pés para fora do vagão. A estação Baker Street é toda lindamente decorada em homenagem ao seu habitante mais famoso. Em cada parede é possível encontrar desenhos orgulhosamente estampados do detetive mais famoso do mundo. A parede de azulejos coloridos é um dos muitos exemplos e é bem maior do que aparenta na foto, ocupando grande parte dos muros da estação.

Sherlock Baker Street (5)

Com toda homenagem na parte interior, não poderia faltar outra do lado de fora. Assim que saímos para a rua há uma enorme estátua de Sherlock Holmes, assegurando mais uma vez o orgulho dos londrinos pela tão aclamada figura literária. Sherlock toma conta da rua e várias turistas se apressam para tirar fotos ao seu lado. Uma vez livre do metrô, comecei a procurar a direção certa a tomar; sabia apenas que a casa dele era nas proximidades e que, muito provavelmente, deveria ter algum movimento na frente, pois, independente da época do ano, as visitações nunca terminam.

Sherlock Baker Street (2)

Logo me dei conta que era muito mais perto do que eu imaginava, bastava apenas virar à direita e já estaríamos na famosa rua. Alguns passos adiante meu coração bateu mais forte quando me vi diante do lugar que tanto ocupou espaço na minha imaginação, enchendo meus dias de suspense e mistério. Quando cheguei não tinha tanta gente presente (era bem cedo). Após esperar um pouco, consegui rapidamente tirar algumas fotos na parte da frente da casa onde atualmente encontra-se o museu do detetive.

Sherlock Baker Street (6)

Uma vez lá dentro, a emoção vinha a todo momento. Extremamente aconchegante (e quentinha), a casa é um charme com a sua decoração antiga que nos remete ao final do século XIX quando o detetive ainda exercia as suas atividades investigativas. No térreo, logo quando abrimos a porta, funciona uma lojinha maravilhosa, repleta de souvenirs – não preciso nem dizer que a minha vontade era comprar a loja inteira – e difícil é escolher aqueles que iremos levar para casa, pois é um mais lindo e interessante que o outro: desde cachimbos, camisas, chapéus, e bengalas, até baralhos, quadros, canetas, cadernos e livros e mais livros. As lembrancinhas são infinitas, um verdadeiro paraíso para os fãs.

No caixa podemos comprar ingressos (que é também um pequeno livreto com várias curiosidades sobre o personagem e o lugar) para adentrar o museu da casa, que fica logo do lado esquerdo da porta assim que entramos. Um mordomo nos aguarda para nos guiar na direção certa e começamos a subir as escadas que rangem adoravelmente (até o barulhinho que as escadas fazem remete a coisas e lugares antigos). Ao longo do caminho podemos conferir os inúmeros quadros e objetos que fazem parte da decoração, tudo pensado nos menores detalhes. A sensação é de que realmente estamos na casa do Sr. Holmes como convidados.

Sherlock Baker Street (7)

No primeiro andar vemos uma sala de estar muito confortável, apinhada de objetos e com uma lareira acesa. Podemos sentar e conversar à vontade, como se esperando Holmes chegar a qualquer momento para uma consulta com ele. Na mesinha da sala temos os famosos cachimbos e lupa, e também muitos outros artigos maravilhosos, quase verdadeiras relíquias. Difícil escolher para onde olhar, qual lugar merece mais a nossa atenção.

O quarto dele é super bagunçado (propositalmente, claro), mas muito legal, com uma mesinha de leitura encostada perto da janela (queria uma para mim).

Sherlock Baker Street (8)

Ao longo dos seus três andares, vemos diversos cômodos, saletas e quartos, todos saídos diretamente de um túnel do tempo, direto do passado para a nossa realidade em pleno século XXI, impecavelmente prontos para o nosso deleite.

Estátuas de cera, quadros de parabenização exibindo os seus grandes feitos e até a cabeça do cão de Baskervilles empalhada na parede. Não tirei foto em todos os cômodos – alguns eram bizarros, exibindo cadáveres dos seus crimes – mas saí de lá certa de que voltarei novamente em outra ocasião, e com ótimas recordações para guardar na memória e na estante.

Sherlock Baker Street (1)

Related Posts

27 Responses to Uma visita ao museu de Sherlock Holmes

  1. Maíra K. disse:

    Você acredita que eu fui a Londres ano passado e não fui na Backer Street nem na plataforma 9 3/4? Simplesmente, não deu tempo! Era tanta coisa pra ver! =(

    Londres é, simplesmente, encantadora!

  2. Duda 🙂
    Como vai?
    Ah,sinto um pouco de inveja de ti kkkkk
    Sou fã de Holmes,seria um sonho visitar a Baker 🙂

    Beijos e cuide-se

  3. Gabi disse:

    Oi

    Não li Sherlock Holmes, ainda. Quero muito conhecer mais da história e tudo mais. Deve ter sido muito legal ter ido visitar! Estou indo fazer intercâmbio na Inglaterra em setembro, vou arrumar um tempinho para ir até Londres e ver todos esses pontos literários!

    Gabi

  4. Aione Simões disse:

    Oi Duda!
    Que post mais delicioso, fiquei doidinha para conhecer esse famoso endereço, também ^^
    E, nossa, eu fiquei impressionada com a riqueza de detalhes que você forneceu! Se você tivesse publicado o post logo depois de chegar da viagem, ok, mas já faz 4 meses!! O lugar te marcou mesmo, hein?
    Beijão, querida!

  5. Olá Duda
    amei o blog.
    Obrigada por visitar e comentar no meu, e desculpa a demora em retribuir.
    Menina que sonho conhecer a 221B da Baker Street. Caramba.Amei o post.
    bjs

  6. Angélica Roz disse:

    Oi Duda!
    Que bacana! Amei as fotos! 😀
    Não sou fã do Holmes, mas fiquei doida para ir nesses lugares também. 🙂
    Adorei as recordações para guardar na estante! hihi

    Beijooo!

  7. Lucas Martins disse:

    Nossa, Duda, que sonho isso!
    Eu morro de vontade de conhecer Londres e, claro, a Baker…
    Imagino o quanto foi ótimo para você, que acompanhou as histórias quando jovem (maaaaaaisssss jovem, não tô te chamando de velha, viu, Duda? :P). Realmente, a realização de um sonho!
    E essas coisas lindas que você trouxe?! *-* Amei!
    Um dia eu vou lá, pode ter certeza!
    Beijão!

  8. Oi flor,
    Nossa que legal muito interessante mesmo apesar de não ser tão fã assim do detetive mais famoso que existe acho suas histórias interessantes e saber que pode conhecer algo assim pessoalmente realmente deve ser indescritivel adorei as fotinhos e saber um pouco mais sobre.
    Bjksss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

  9. Olá, Duda.
    Desde que você comentou que faria um post sobre sua visita a 221B da Baker Street estava esperando para conferir. E como já podia imaginar, ficou mais do que especial. Acredito que a primeira coisa que pensaria em fazer em Londres seria essa visita – e espero ter a oportunidade.
    Apesar de tudo, suas palavras e fotos nos leva a esse lugar de uma forma tão bacana, que dá até vontade de ler mais vezes o post (sim, li duas vezes antes de comentar rs).
    Imagino seus sentimentos ao se deparar com tudo o que encontrou, principalmente em relação a riqueza de detalhes – só fico imaginando os demais cômodos, inclusive os bizarros.
    Se foi o melhor lugar, eu não sei, mas você aproveitou e muito né?

    (Ah, li agora o que você escreveu sobre Branca de Neve. É uma pena a atuação da Kristen. A personagem merecia muito mais. Claro que ainda não assisti e não posso dizer com certeza, mas algo nela deixa a desejar e isso é fato).

    Beijos e parabéns pelo post, Duda. Parabéns pelas fotos também \o/
    Ricardo – http://www.overshock.blogspot.com.br

  10. Ana Ferreira disse:

    Duda, que postagem bacana para todo fã que se preze de Sherlock Holmes, heim?
    Lembro que comecei a ler seus livros quando bem jovem. Aos 9 anos, um tio meu me presenteou com uma releitura juvenil de Sherlock, só que com uma detetive jovem, chamava-se “Cinthia Holmes e Suas Incríveis Descobertas”. Achei o livro adorável e um pouco mais tarde vim a conhecer o legítimo e seu Watson num livro de contos. Adorei toda a atmosfera de mistério e acabei lendo mais e mais obras de Conan Doyle.
    Conhecer Baker Street deve ter sido um marco, super emocionante, ainda mais com a casa toda decorada para remeter ao nosso querido detetive. Fiquei me imaginando aí!
    E Londres, pelas postagens que você fez desde o início do ano, parece-me uma cidade realmente marcante no quesito cultural, o berço de alguns autores tão queridos por nossa atualidade.
    Lindos esses souvenirs do Sherlock! Babei aqui hahaha
    Beijo!

  11. Danzinha disse:

    Oiie Duda,

    Acredita que nunca li Sherlock Holmes? Vergonha né? rsrs. Deve ser incrível visitar um local com o qual você imaginou durante toda a sua vida. Eu adoraria conhecer Hogwarts. Adorei o post.

    Beijos

    Amigas entre Livros

  12. Luana Farias disse:

    Nossa que legal!! Adorei, parabens pela viajem viu???

    Bjs

  13. Aline Coelho disse:

    Nossa que post lindo =)
    Adorei e me senti ao seu lado nessa aventura, tbém gosto muito de Sherlock Holmes!!!
    Seu blog tá cada dia mais lindo viu!!!
    Parabéns e saudades!!!

    p.s. vamos nos ver qnd???

  14. Julia G disse:

    Ei Duda, que visita incrível!
    Eu ainda não pude ler nada do Sherlock, apenas assisti aos filmes, que eu adoro!
    E adorei cada detalhe da sua visita, quando tiver oportunidade de ir a Londres com certeza irei também!

    Beijos

  15. Lylu P. disse:

    Oie…
    Tudo bom?
    Nossa que inveja.. que lindooooo…. Uma visita que eu daria tudo para fazer também…

    Adorei seu blog… Já estou seguindo…
    Depois dá uma passadinha no meu para conhecer… Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

  16. Tori Vega disse:

    Adoro londres, eu morei lá um tempo.Mais nunca fui nesse lugar =(
    Invejinha.*-*
    Boa semana te espero no meu blog.
    Mariana – World of Tori Vega.

  17. Yago Dalben disse:

    Hey,

    Que ótimo post! Além de bonito, claro, rs.

    Acredita que eu ainda não li nenhum livro do Sherlock Holmes? Porém, mesmo assim, achei o lugar muito lindo, e imagino como deve ter gostado de visitar um dos cenários dos livros que muito leu.
    Eu, por exemplo, tenho o sonho de visitar The Wizarding World of Harry Potter *-* Pensa, a pessoa começa começa ler o primeiro Harry Potter aos sete anos de idade, aos treze lê o último livro, e aos dezessete, o último filme é lançado. Ou seja, são dez anos acompanhando uma história. E depois, uma pessoa tem a brilhante ideia de construir o cenário – em menor escala (mas bem que podia ser em tamanho original, rs). Como não querer visitar? Como não infartar quando visitar? Mas para isso, preciso de uma coisa que começa com “din” e termina com “heiro” haha. Mas, enquanto isso, deixe-me sonhar, porque não custa nada, rs.

    Abraços,
    Yago – Amigo do Livro

  18. Oi Duda!
    Ah, é um dos meus (inúmeros) sonhos conhecer o 221B da Baker Street! Apesar de não ter lido os livros dele quando pequena, apenas após um certo tempo, gosto muito deles e gosto muito do personagem. O interior da casa realmente parece muito com nosso querido detetive, e tenho certeza de que tiraria foto de tudo também. Além disso, a estátua e a estação ficaram lindas!
    Adorei o tour que você fez lá e fico muito feliz que tenha compartilhado com a gente!

    Beijos.

  19. ✿Vanessa✿ disse:

    Oi Duda!
    Nossa, deve ter sido maravilhoso visitar estes locais!!
    Adorei as fotos que vc tirou, nos deixou um pouco mais perto de sua experiêcia!!

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

  20. jayane disse:

    Ai que legal,me deu uma vontade de ir para londrês só para conhecer,apesar de não ser muito fã do Sherlock holmes.

  21. Luara Cardoso disse:

    Gente, que saudade de Londres. <3 Eu passei pela Baker Street Station, mas não parei. Só vi o que você colocou nas fotos pelo metrô mesmo. :x Mas gente, que saudade daquele lugar maravilhoso.
    Um lugar lindo que eu conheci foi o pub do Sherlock, que ficava perto da Trafalgar Square. Era uma coisa linda. *-*

    Um beijo,
    Luara – Estante Vertical

  22. Que show…deve ser uma emoção passar por estes lugares para quem adora as historias de Sherlock. Adorei as fotos.

  23. Não li muito de Sherlock Holmes (ok, na verdade li um mísero livro), mas o personagem já me encantou. Deve ter sido o máximo poder entrar num cenário no qual já estivemos diversas vezes em leitura, né?

  24. Eu li na minha pré adolescência um livro do Sherlock Holmes, que uma professora de literatura havia passado, na época não gostei muito e depois nunca tive a curiosidade de procurar e tentar dar uma nova chance, nem os filmes assisti. Sei lá, não me seduz, hahaha. Mas um dia quem sabe (:

    beijos!

  25. WilLDuarte disse:

    Oi Duda!
    Não tive a oportunidade de ler tantas história do Sherlock como você, mas a 221B da Baker Street é sem dúvida um local que sonho conhecer! *_*
    Babei muito em todas essas fotos que você colocou no post, umas mais linda e interessante que a outra.
    Sei que ainda deve demorar bastante para que eu posso ir a Londres e conhecer esse e tantos outros lugares que morro de vontade de visitar, mas sei que um dia realizo esse sonho.
    Beijão! ;*

  26. Planet Pink disse:

    Oi Duda!
    Que grande emoção deve ter sido hein? Se pra alguém que simplesmente gosta, já é emocionante, ainda mais para quem é fã.
    Lindo o lugar, deve ser um sonho visitá-lo!
    Gostei muito da forma que você descreveu tudinho.

    Beijos!!

  27. Oi Duda!! Amei sua descrição da visita à casa do Sr. Holmes! E ao ,Er vc procurando a casa, a sensação foi de uma investigação à altura dele!! Parabéns pelo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *