MENU

by • setembro 28, 2012 • ResenhasComments (48)3131

[Resenha] Sombras de Um Crime, de Val McDermid

Serial Killer. Serial Killer que mata apenas aclamados escritores de suspenses. Serial Killer que os mata exatamente da mesma forma que esses autores descreveram as mortes de suas vítimas em suas histórias. Por que eu ainda não tinha lido este livro mesmo?

Fiona Cameron é uma psicóloga, especialista em traçar conexões criminais e delimitar perfis geográficos para facilitar a captura de possíveis suspeitos. Ela trabalha em parceria com a Scotland Yard, até que um dos seus conselhos não é ouvido e acaba por colocar a perder toda uma investigação. Nesse meio tempo um novo assassino está à espreita e, mesmo sem saber, dessa vez ela será atingida pelos crimes com muito mais em jogo do que um simples fracasso na operação.

Sombras de um Crime é o tipo de thriller que prende pelo enredo. Bem elaborado, a autora mostra seu domínio de escrita ao criar personagens convincentes. É clara sua habilidade em entrelaçar tramas num roteiro esquematicamente intricado, não somente restrito ao caso principal do livro, mas dando a devida importância a dois outros paralelos, diretamente ligados à protagonista.

Esta, inclusive, é uma característica notável que poucos autores conseguem desenvolver. É esperado que uma profissional do porte da Fiona não se encontre parada, focada apenas em um caso que a atingiu por acaso só porque seu namorado é um dos melhores escritores de suspense da atualidade e, por isso, uma provável vítima. Outros casos concomitantes já estavam em andamento; obviamente, em certo ponto tudo é colocado em segundo plano por conta da ameça premente, mas nem por isso os casos ficam em aberto ou deixam de receber a devida importância.

Há também uma certa dose de romance. O relacionamento entre a Fiona e o Kit Martin é divertido, os dois juntos são carismáticos e possuem química, proporcionando um certo grau de importância e urgência aos acontecimentos. Maior ainda é o grau de magnetismo exercido pela trama ao convidar o leitor a adentrar o universo de noites permeadas por café, escritores em pânico e todas as engrenagens de uma operação em andamento.

Com uma investigação intricada que atiça a curiosidade e deixa sempre na expectativa, Val McDemird constrói muito bem o seu suspense policial. A autora demonstra um conhecimento seguro sobre os assuntos abordados e ainda brinca com a falta de fidelidade normalmente encontrada nas ações da polícia em um thriller de suspense e o procedimento efetivamente adotado pelas mesmas autoridades, responsáveis na vida real. Um mistério envolvente com um clímax satisfatório, altamente indicado para os amantes do gênero.

Título Original: Killing the Shadows
Editora: Bertrand Brasil
Número de Páginas: 504
Gênero: Romance policial/Suspense
Cedido em parceria com a Bertrand Brasil

Related Posts

48 Responses to [Resenha] Sombras de Um Crime, de Val McDermid

  1. Ana Caroline disse:

    Já tinha ouvida falar desse livro, mas acho que já faz um bom tempo porque nem me lembrava dele, rs. Amo suspenses policiais, meu segundo gênero favorito. A história parece ser ótima, gostei do fato de o assassino cometer seus crimes de acordo com as histórias dos autores. É atrativa, mas não vai ficar no topo da minha lista de livros pra ler; mesmo assim, irei lê-lo, com certeza. Um bom suspense nunca se desperdiça.

    http://queridos-sapiens.blogspot.com.br/

  2. “Por que eu ainda não tinha lido este livro antes mesmo?” – Acho que por dois motivos: demorei pra conhecer e gastei dinheiro com alguns outros livros rs
    O fato é que desde que conheci, graças a você, o livro despertou meu interesse e quando vi você avaliando como “5 estrelas” tive certeza de que seria uma leitura obrigatória. Isso que acontece quando alguns gostos são parecidos kkkk
    Se for pensar bem, essa é uma resenha curta, mas não era preciso mais para mostrar que o livro realmente tem tudo aquilo que esperamos do gênero, inclusive o romance. O policial – assim como a fantasia – é o gênero que mais necessita que o enredo seja rico em detalhes (pelo menos pra mim), por isso é bom saber que a autora conseguiu deixar a história com esse detalhe especial. Saber que você classifica a autora como “uma das mais promissoras escritoras de suspense policial da atualidade” é ainda mais animador.
    Espero conseguir adquirir Sombras de Um Crime o quanto antes.

    Parabéns pela resenha, Duda. E obrigado pela dica rs
    Beijos!!

    Como sempre deixei acumular postagens, mas hoje eu coloco todos os comentários em dia :D)

  3. Mônica disse:

    Nossa Duda, fiquei louca pra ler este livro.
    Também adoro livro com investigação policial, Serial Killer, e todas a emoções que eles prometem.
    Vou marcar este livro como desejado.Adorei!
    Beijos

  4. Jeni Viana disse:

    Ah, gostei bastante da resenha! O último suspense que li foi o Não conte à ninguém, do Harlan Coben. Achei engraçado algo que citou na resenha: a questão do destino dos personagens. Acontece comigo também, principalmente quando vejo que algo ruim vai acontecer com eles. Angustiante!
    Espero que mais para frente possa ler esse livro.

    Beijos,
    Doce sabor dos livros (docesabordoslivros.blogspot.com)

  5. Aione Simões disse:

    Duda, achei a premissa interessantíssima e seus comentários só serviram pra me animar ainda mais. Confio muito na sua opinião, ainda mais quando o assunto são romances policiais, sei que você lê bastante desse gênero!
    É bom quando notamos essa segurança na escrita dos autores, nos dá mais confiança, né?
    Espero poder ler!
    Beijão!

  6. Ana Ferreira disse:

    Duda, eu nunca li algo sobre um serial killer (pensando se não li mesmo ou se foi uma declaração equivocada), mas tudo me leva a crer que não. hahaha
    A trama desse livro, com a sua resenha muito bem feita, me deixou bastante curiosa, ainda mais por ter uma certa dose de romance, um elemento sempre bem-vindo na nossa leitura santa de cada dia :p
    Beijão!

  7. UAU, preciso ler esse livro para ontem rsrs.
    Definitivamente entrou na minha wishlist.
    A premissa do livro parece ser mto interessante mesmo.
    Tbm acho bom quando os autores mesclam com um pouco de romance, pois assim a leitura não fica tão densa/pesada.
    Abraço,
    Alê
    alemdacontracapa.blogspot.com

  8. Gabi disse:

    O primeiro parágrafo da sua resenha já me convenceu a ler o livro! Fiquei com muita vontade

  9. Sofia disse:

    Realmente, essa é uma história completamente diferente do que eu já vi, e me parece muito interessante! Adoro o gênero!

    Beijos

  10. Agora sou eu que me pergunto, porque não li ainda.
    Bjs, Rose.

  11. Mariana FS disse:

    Oi Duda!

    Ah…aí está a resenha que eu estava esperando desde que vi que você havia comprado o livro, rsrs.
    Bom, se Val Mcdermid já estava na lista de “autores para conhecer”, agora coloquei o nome dela em negrito. Esse livro parece muito interessante. Gosto muito quando as tramas policiais tem histórias paralelas. É interessante (e arriscada) a estratégia da autora em dar sequencia aos casos em que a personagem já trabalhava anteriormente. Caso fosse mal feito, podia facilmente se tornar algo que o leitor “pula” para chegar logo ao que lhe interessa. Mas bem feito, como parece ter sido o caso, só confere mais realismo ao livro.
    Fiquei ainda mais interessada na leitura.
    Abraço
    alemdacontracapa.blogspot.com

  12. Mai disse:

    Que massa, quero muito ler esse livro. Ele vai pra wishlist, com certeza, agora só falta dinheiro pra comprar hahaha

    Adorei a resenha!

    Beijo.

  13. jayane disse:

    Eu adoro livros que tenha uma boa historia com um Serial Killer, simplesmente adoro sabe como os crimes acontece e o porque,então super quero ler esse livro,já vai para a minha lista.

  14. Oi Duda!

    Que bom que o livro correspondeu exatamente as suas expectativas! Como eu já te disse geralmente não gosto/nem leio de livros de Romance policial que não sejam os da Agatha Christie, mas para esse eu com certeza abriria uma exceção!

    Você ressaltou alguns pontos que adoro encontrar numa trama desse tipo: trama intricada, personagens envolventes e uma curiosidade aguda que não desvia a atenção pelo livro.

    Se um dia ele estiver em promoção eu compro kkk, realmente espero que um dia esteja!

    Como de praxe: ótima resenha!

    beijos!

    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

  15. Oi Eduarda

    Ah você comentou esse na Caixa do Correio e me interessou. Estou com mais vontade de ler agora, só o lance dos autores já é bem instigante, vai para lista. Mas sei que esse tipo de leitura preciso estar no clima, pois não sou tão chegada em policiais.

    Bjus

  16. Minha nossa, estou me fazendo uma pergunta super parecido com a sua. Como eu ainda não li esse livro? OMG. I need, sério. Adoro livros de suspense e também curto muuuito livros de serial killers, esse juntou os dois, ou seja, preciso ler e #agora. hahaha
    Bjoo!

  17. WilLDuarte disse:

    Oi Duda!
    Desde que você mostrou esse livro na sua caixinha do correio fiquei super interessado em ler! A sinopse é daquelas que conquista o leitor de cara e é quase impossível não ficar com vontade de lê-lo imediatamente.
    Além de tudo, o enredo parece ser super criativo e bem diferente do que vemos por ai. Mais um motivo que fez com que eu me interessasse muito pela leitura.
    Não acho que vou poder lê-lo em breve, já que estou sem comprar livros por um tempo, mas ele já está na minha lista de desejados!
    Beijão.

  18. Lucas Martins disse:

    Duda, só você e eu sabemos o quanto tu recomendou o livro para mim e o quanto sua opinião vale na hora de adicionar um livro aos desejados. Eu realmente fiquei muito curioso justamente pelo fato de um serial killer matar aclamados escritores. Nunca vi isso antes, é diferente, é inovador.
    Me incomoda um pouco ser da Bertrand por conta do preço, mas vou querer lê-lo sim, com certeza.
    Beijão!

  19. Cris Aragão disse:

    Adoro esse tipo de livro, na verdade estou lendo um do estilo agora mesmo (O colecionador de ossos), que é ótimo, pela sua resenha esse livro está no mesmo nível de escrita e capacidade de criar uma trama intrincada mas plausível, que deixa o leitor grudado na leitura.

  20. The Nice Age disse:

    Oi Duda!
    Ja tinha comentado com vc sobre o livro no Facebook e do quanto gostei da resenha. Pena o livro ser tão caro como todos os outros da Editora. o enredo é super criativo e bem diferente, to louca pra lê!

  21. Cello disse:

    Confesso que os dois primeiros parágrafos da resenha não me convenceram: o primeiro, já vi assassinatos em série similares em outros livros e o segundo a repetição do conflito com os superiores (um recurso usado ao extremo no cinema). Mas adorei o fato de haver outros casos no decorrer do livro e sobre a “investigação intricada que atiça a curiosidade e deixa sempre na expectativa”, terei que confiar em suas palavras!

  22. deborah disse:

    Amo esse genero de leitura, to louca pra encontrar e ler

  23. Santos disse:

    Ainda não tive chance de iniciar minha leitura em policiais. Gostei muito de sua resenha e lógico da estória do livro. Ele parece bem interessante!

    Já está na minha listinha!
    bjs
    http://www.leituradeouro.blogspot.com

  24. Celly Borges disse:

    Adoro suspense! E essa história parece ser exatamente o que eu curto. E são poucas as histórias que nos fazem envolver, como você disse, estou curiosa *.*

  25. Oi, tudo bem? Sempre tive muito interesse em ler esse livro. Eu sou muito fã de suspense e esse estilo policial. Adorei a sua resenha e só me fez ter mais vontade de ler Sombras de um crime. Parabéns pelo blog, tá lindo. Bjs, Fê!
    http://segredosemlivros.blogspot.com.br/

  26. Andressa Nunes disse:

    Resenha muito boa,destacando os pontos importantes do livro e despertando a curiosidade dos leitores, vale a pena conferir.

  27. Não conhecia este livro, mas ele me interessou logo de cara, pois adoro livros de suspense.
    Particularmente, a resenha deixa a gente com mais vontade ainda de lê-lo. Parabéns!
    Tomara que eu seja a vencedora, pois estou doida para ler!
    Beijos.

  28. Mariana Almeida disse:

    Duda, como sempre sua resenha ficou ótima e estou muito curiosa em relação a este livro.
    Parabéns! Bjos.

  29. Julia Alves disse:

    Oi Duda, bom, adoro livros deste gênero então, com este não seria diferente!

    Adorei a resenha! Parabéns!

    Beijos

  30. Jaqueline disse:

    Oi Duda!

    Eu pensei que não gostaria do livro mas agora que eu li sua resenha fiquei como você: “Por que eu ainda não tinha lido este livro antes mesmo?” rsrsrs

    Confesso que não sou muito fã de livros que falam sobre Serial Killer, acho até que é por isso que eu não tinha me interessado por este livro ante, mas agora fiquei super curiosa para conferir. A história parece ser bem original e interessante.

    Beijos.

  31. Estava lendo sua resenha e é indiscutível sua habilidade para escrever textos, você tem um bom repertório. Expressões clichês como “não deixa cair a peteca” ganham uma nova sonoridade nas suas resenhas.
    Mas, bem, não vim ficar tapeando com elogios à sua gramática.
    Não conhecia o livro e nem conhecia a autora e fiquei bem surpresinha com o número de páginas e o tamanho do livro que acabei de ver no vídeo do outro post.
    Geralmente, livros de suspense não têm mais de 300 páginas, talvez seja pela dificuldade de prolongar o enredo sem perder a tensão e sem quebrar a linha.
    Outra coisa que gosto são tramas paralelas bem desenvolvidas, alguns autores não têm a capacidade de criar duas ou três tramas ricas. Quando se arriscam, deixam todas a desejar.
    hauahuahahauhauha, eu também fico parando a leitura quando estou em algum suspense muito envolvente!

    Beijocas!

  32. Joana Masen disse:

    Tbm estou aqui me perguntando, como eu não li esse livro antes? E o q é pior: como eu não tive essa ideia antes? A história parece ser incrível: um misto de Hitchcock com Dexter… muito interessante! Esse livro vai entrar imediatamente na minha lista de desejados do Skoob, rs.

  33. Natty Lua disse:

    A questão não é saber como eu não li esse livro antes, mas sim como eu não soube desse livro antes. Sou completamente apaixonado por esse genero, fã incondicional de CSI, por exemplo, colecionadora de livros da Agatha Christie e leitora assídua de Conan Doyle. Mas pelo que vi, essa preciosidade não passa nem perto disso. Curiosa, curiosa, curiosa… Será que vou conseguir esperar pela promoção??? Acho que não, mas, de qualquer maneira, não tenho sorte pra essas coisas mesmo!!! Desejados do Skoob e LivraLivro, aqui vou eu!!!

  34. cristiane disse:

    Nossa, mas como eu amo esse tio de livro. É BOM DEMAIS! Você não consegue parar porque o gênero não deixa. Você quer descobrir tudo e morre pelo final. Adoro livros assim. Esse parece que faz isso, eu achei. Gostei dessa história.

  35. Pati Peña disse:

    Eu gosto muito de suspense policial e serial killers, ainda não li nada desta autora, assim que eu puder vou comprar este e outros livros da Val McDemird, gostei de ver que tem um pouco de romance também 😉
    Bjs,
    @PatriciaADavis

  36. Danzinha disse:

    Oiie Duda,

    Já te disse que estava mega curiosa para ler este livro só pela sinopse, e agora você diz que ele é muito bom, e UAU necessito comprá-lo logo.

    Beijos

  37. Oi flor,
    Fiquei interessada no livro não conhecia. Parece ser bem envolvente e gostei quando voce disse que não queria mais ler para nao saber o que ia acontecer com os personagens medooo…ihih..valeu pela dica.
    Bjss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

  38. Beatriz Cruz disse:

    Serial killer + mata autores como cada um escreve em seus livros + protagonista não patética + romance engraçadinho + o namorado podendo ser vítima + SUSPENSE!
    Quando li a resenha senti que é o tipo de livro que faz você correr contra o tempo junto com a protagonista. Enredo rico me anima muito, pois me envolvo e entro demais na história!

  39. Aline Coelho disse:

    Gostei da temática, parece bem interessante. Parabéns por mais uma bela resenha.

  40. Genilda Silva disse:

    Ainda não li um romance investigativo ou policial nem nada parecido com o gênero, mas este me deixou animada a começar!

  41. Rafael Fernandes disse:

    Acredita que só assisti suspense, mas nunca li um, pelo que vi na resenha parece ser muito bom, e apesar disso gosto muito do estilo, espero gostar na primeira leitura de Sombras de um crime porque a temática soube agradar. haha

  42. VANESSAANGELQ disse:

    Olá Duda! Tudo bem? Adoro livro com investigação policial, Serial Killer, e todas a emoções e suspense que eles trazem na trama.Adorei a resenha! Parabéns!

  43. Nardonio disse:

    O que eu posso falar sobre a resenha desse livro?!?! Que ela simplesmente me deixou muito curioso pra ler esse livro o mais rápido possível. Sou muito fã desse gênero literário, e creio que esse deve ser muito bom mesmo.

    @_Dom_Dom

  44. diegordss disse:

    Demais esta resenha, já fiquei interessado assim que eu li a sinopse do livro pois adoro contos de investigação e suspense e na resenha pude ver que tem também um pouco de humor! Também gostei do fato de todos os personagens estarem relacionados
    mesmos sem se conhecerem.Abraço!

  45. Carol Moniz disse:

    Adoro livros de serial killer,faz um bom tempo que não leio um livro neste estilo, e o ultimo que li foi o da Agatha Christie, “Os Crimes ABC”, que foi muito bom 😀
    Fiquei louquinha por este livro, pois me lembrou de como é boa a aflição de precisar saber quem o assassino que cometeu o crime…
    Muito boa a resenha 😀

  46. Cíntia G. disse:

    Quero ler este livro, principalmente porque eu me indentifiquei, sou psicóloga, então…..

  47. Ana Ortiz disse:

    Eu nunca havia lido um suspense de fato, mas a um tempo atrás encontrei um livro da Agatha Christie aqui em casa e simplesmente devorei o livro! É muito bom. Estou amando livros do gênero!! Amei a resenha e definitivamente “Sombras de uma crime” será minha próxima vítima. kkk

  48. \O/ A resenha está ótima, e me deixou mais curioso pra saber como o livro é! Parabéns pela resenha e pelo blog (:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *