MENU

by • março 13, 2013 • ResenhasComments (67)6055

[Resenha] O Estranho, de Camilla Läckberg

A ambientação certa em um livro de suspense pode fazer toda a diferença. No caso de O Estranho, é apenas mais um dos aspectos que funcionam perfeitamente bem para criar o clima tenso e instigante que permeia a pequena cidade gelada de Tanumshede, na Suécia.

A população está em polvorosa. Um reality show começa a ser filmado e os adolescentes estão excitados com a presença de seus ídolos em um lugar normalmente pouco agitado, sem muitos acontecimentos. Enquanto isso, Patrik Hedstrom quebra a cabeça para tentar entender o que o incomoda em um aparente acidente de carro. Algo na cena da batida não lhe sai da cabeça, uma incongruência que o leva a investigar um pouco mais a fundo.

A narrativa da Lackberg é permeada por um clima intimista e contagiante que não nos permite pausas. Ela apresenta um rol de personagens interessantes e distintos, deixando o leitor progressivamente curioso pelo desenrolar de cada uma das histórias paralelas.

Personagens bem construídos, personalidades fortes e em conflito. O elenco é diverso, mas não chega a ser negligenciado, todos recebem a sua devida atenção. A autora passeia pelos problemas pessoais de cada um, a ponto de nos dar uma ideia bem clara do caráter dos habitantes/visitantes e, ainda assim, permanecer na dúvida do que eles são realmente capazes. Algum deles poderia ser um assassino?

O enredo toma ritmo a partir da segunda morte, dessa vez, relacionada ao elenco do reality show. A tensão é palpável e a investigação toma todo o tempo disponível do protagonista a ponto de tornar-se uma obsessão compreensível. Com dois casos importantes em mãos, sua mente não consegue descansar até resolvê-los.

A autora usa da narrativa em terceira pessoal para apresentar diversos pontos de vista que pouco a pouco se entrecruzam criando um panorama geral interessantíssimo. A análise comportamental e psicológica é uma das características utilizadas para deixar o leitor em dúvida, um artifício muito bem empregado por mãos hábeis que colocam as engrenagens em funcionamento desde o início, claramente segura para onde conduzir o leitor de modo a surpreendê-lo.

O Estranho é um ótimo representante em seu gênero com direito aos elementos que mais nos instigam em um bom romance policial: pistas, conexões, suspeitos, interrogatórios, caminhos tortuosos e dúvidas sem fim. O livro é o quarto de uma série que já possui oito livros publicados no exterior. As histórias são independentes  e podem ser lidas fora de ordem, porém, a única ressalva é que a vida dos protagonistas segue uma continuidade, mesmo não sendo este o foco principal do enredo. Da minha parte só serviu para atiçar ainda mais o interesse pelos volumes anteriores, e subsequentes.

Título Original: Olycksfågeln
Editora: Planeta
Número de Páginas: 368
Gênero: Romance policial/Suspense
Cedido em parceria com a Planeta

Related Posts

67 Responses to [Resenha] O Estranho, de Camilla Läckberg

  1. Mariana disse:

    Duda, como sempre sua resenha me deu uma vontade enorme de correr atrás desse livro para comprar. Isso é um problema sério, pois assim nunca vou ter dinheiro para mais nada,rs. De qualquer forma, parabéns por mais uma resenha muito bem escrita.

    Beijocas!

  2. Lygia Netto disse:

    Curto a história com vários pontos de vista, deixa a narrativa mais rica! =)

    Fiquei com a impressão que O Estranho tem o mesmo “clima” de O hipnotista/O pesadelo, dois excelentes livros assim tbm! =)

    Beijos!

  3. è Impossível não se interessar por um livro depois de ler sua resenha. Só de ler a Resenha, já deu pra imaginar um pouco como é o livro. Suspense está na lista de gêneros que gosto muito, e junta investigação, é um prato completo

  4. Dani Gomes disse:

    Oi Duda,
    Estou com saudades de ler suspense…esse atiçou minha curiosidade…
    Minha única ressalva, eu já comentei em outra resenha, é que meio que tenho preguiça de ler livros de série longa, mas qdo é bastante recomendado eu dou uma chance…
    Ótima resenha!
    Bjs

  5. Oi Duda!
    Boa Noite!
    Mas uma vez suas resenhas me deixam instigado a ler o livro sabe, me deixou curiosíssimo a ponto de querer começar imediatamente a ler este livro. Como já disse anteriormente nunca li muito romance policial só 24 horas de Greg Iles um livro muito bom recomendo para quem nunca leu!

  6. Rayane disse:

    Oi Duda!

    Parece bem interessante…apesar de não ser meu gênero predileto fiquei bastante cuuriosa…

  7. Aione Simões disse:

    Oi Duda!
    Policial + análise psicológica = eu quero!
    Hehehe
    O livro parece ser exatamente do tipo que gosto e o fato de ter sido bem trabalho, com um cenário instigante, só aguça mais minha curiosidade!
    Ótima resenha, como sempre 🙂
    Beijão, querida!

  8. Sofia disse:

    Acho muito legal quando um autor dá a devida atenção a todos os seus personagens, seja qual for o gênero, e isso é essencial! Além também de serem distintos!
    É impossível não ficar interessada em um só livro que você indica a que no blog, ahsuahusha Até mesmo por que acredito termos gostos bem semelhantes! Como sabe, adoro livros de gênero policial e qualquer um é bem vindo, haha!

    Beijão, Duda!

  9. Dudaa,

    Amei a resenha e estou super curiosa com essa história, nossa! Daria tudo para começa-lo agora mesmo. *cogitando te pedir emprestado da próxima vez que nos vermos* haha.

    Esse parece ser o tipo de livro a parar é uma dificuldade, e os diversos pontos de vista devem colaborar muito com isso, porque geralmente os capítulos se alternam quando estamos com o coração na mão.

    Beijo!!
    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

  10. Oi Duda

    Não sei se faz bem o meu estilo, mas gostei da ideia do reality show na cidade pacata.

    Bjus

  11. Rita Neves disse:

    Olá. No Skoob esse livro aparece como “livro 04”. É isso mesmo, ele é o quarto livro de uma série? Sabes quais são os outros? Dá pra ler ele sem ter lido os outros?
    Obrigada.

  12. Oi Rita,
    As respostas para suas perguntas estão no último parágrafo da resenha.
    Os outros três são A Princesa de Gelo, Gritos do Passado e O Cortador de Pedras.
    Abços.

  13. Suzi disse:

    Oii Duda!!Como sempre falo sou bem eclética e romances policiais muito me interessam ..Personagens fortes que entram em conflito me animam mais ainda.Acho interessante o fato de o livro ser narrado em terceira pessoa e em vários ângulos da historia.É difícil ter vários personagens e conseguir dar a atenção devida a todos e como vc disse ela fez isso muito bem parece mesmo que o livro é um ótimo suspense..Fiquei muito curiosa *-* Bjus

  14. Oi Duda,
    Acho que vou parar de vir aqui, pois toda vez tenho que adicionar um livro na minha extensa lista…hehehehehe
    Adorei a resenha. Não conhecia o livro, fiquei bastante interessada, só de olhar a capa já dá uma ar de mistério.
    Gosto desse tipo de livros com mistérios, interrogatórios e tudo mais que se tem direito.
    Vou procurar adquiri-lo.
    Beijos,
    Katielle

  15. Achei interessante, mas não me prendeu por completo para me fazer lê-la, Gostei da resenha de qualquer maneira.
    Bjs!

  16. Mônica disse:

    Oi Duda, fiquei super entusiasmada com sua resenha, e desejando ler o livro. Mas fiquei meio triste com a notícia de que o livro é uma um volume de uma série. Tem certeza que não prejudica a leitura?
    Pois eu já estou marcando como desejado e vou parti pra ler.
    Beijos

  17. Caroline Curi disse:

    Oi, Duda! Estava muito curiosa para ler a sua resenha desse livro. Me interessei muito quando você mostrou na caixa de correio, a sinopse me instigou bastante e aguardava a resenha dele aqui no blog. Só aumentou o meu interesse pela leitura e espero poder ler logo! 🙂

    Beijos!

  18. Luana - LL disse:

    Duda, eu adoro esse tipo de livro, é daqueles, pelo menos eu acho, que se lê em um dia, porque não conseguimos parar de ler nunca, o ruim é que pelo que você disse ficamos curiosos para ler os próximos volumes, eu tento fugir de séries mas parece que eu não consigo haha, gostei da capa do livro também

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

  19. Concordo com alguém que disse ali em cima que mais uma vez a sua resenha deu vontade de ler o livro! Parece ter uma trama muito boa e sendo os personagens bens construídos, dá ainda mais vontade saber um pouco mais.
    Às vezes o livro tinha tudo pra ser bom, mas as personagens pecam sem características ou profundidade e o livro acaba sendo menos do que poderia ser.

  20. Neny disse:

    Adoro um bom livro investigativo, adoro quando tem várias historias paralelas sendo contadas acho que deixa o livro mais rapido.
    Pena não lançarem os livros em ordem..e tomara que lancem os primeiros,
    beijos.

  21. Não conhecia esse livro e essa é a primeira resenha que leio sobre ele. Gostei muito e quero ler o livro.

  22. Caline disse:

    Acabei de comprar um livro da Camilla e estou bem ansiosa pra ler. Ela é muito elogiada.
    Fiquei muito interessada nesse livro. Mortes em um reality, deve ser uma história incrível. Além do que adoro esse livros policiais, vou seguindo as pistas e tentando descobrir, antes que o autor revele, quem é o verdadeiro culpado dos crimes.

    Beijos
    Caline – Mundo de Papel

  23. Criisx disse:

    Primeira vez no blog! Estou fuçando tudo aqui e adorando. Parabéns!

    Nunca tinha ouvido falar desse livro mas gostei da resenha. Fiquei bastante curiosa. Gosto muito de livros policiais, embora não seja meu gênero favorito. Esse parece ser um daqueles livros perturbadores que fazem a gente não querer dormir só pra ler mais capítulo. Espero gostar da história tanto quanto você.

    Beijos!

  24. Lindsay Leão disse:

    Oi Duda,
    Nossa, que livro bom! Achei a premissa dele muito parecida com “O Hipnotista” que é um livro que eu adoro!
    Com certeza acho que vou gostar muito dessa história!
    Parabéns pela ótima resenha!
    Beijos

  25. Danni disse:

    Oi, Duda!

    Confesso que nunca tinha ouvido falar deste livro mas depois dessa sua resenha eu fiquei com um interesse gigante nele!
    Eu creio que já falei isso antes mas é sempre bom reforçar: você escreve MUITO bem, Duda! Sério, quando eu leio tuas resenhas, fico até com vergonha das minhas rsrs Parabéns mesmo! Você é incrível <33 Desejo sempre o sucesso absoluto pra ti e pro BookAddict.

    Beijos :*

  26. Gladys Sena disse:

    Oi Duda, 😉

    Não conhecia esse livro e sua resenha me deixou bem curiosa. A trama parece bem promissora!
    Só que é mais uma série né…

  27. Criisx disse:

    Primeira vez no blog! Estou fuçando tudo aqui e adorando. Parabéns!

    Nunca tinha ouvido falar desse livro mas gostei da resenha. Fiquei bastante curiosa. Gosto muito de livros policiais, embora não seja meu gênero favorito. Esse parece ser um daqueles livros perturbadores que fazem a gente não querer dormir só pra ler mais capítulo. Espero gostar da história tanto quanto você.

    Beijos!

  28. Manu Hitz disse:

    Menina, que delícia de suspense, hein? Não conhecia a autora e gostei de saber que o livro vale a pena – aliás a série toda, né?
    Estou curtindo tanto os livros policiais, essas leituras mais tensas, que ultimamente só tenho procurado por eles no Skoob. Mas, para isso, preciso da confirmação de que a história se sustenta, que os personagens são bem criados e que não vou suspeitar da autora no final, rsrs… ou seja, que ela vai me convencer do caso todo.

  29. Jennifer disse:

    Eu já tinha ouvido falar do livro, mas nunca tinha parado pra ler uma resenha e, gente, que incrível, não vejo a hora de ler a história! Eu preciso muito ler, haha
    Sua resenha me deixou mega curiosa, parabéns.

  30. Aline T.K.M. disse:

    Nunca li nadinha da autora, mas sabe que sou louca para ler desde que vi os livros dela numa livraria na França. As capas francesas são lindas, bom, são simples, mas bem do jeito que eu gosto. Sem falar que adoro thrillers e li comentários muito bons acerca da autora, realmente bobeei por não ter levado uma das edições em francês. Mas bom, certamente ainda lerei algo dela. =)

    Bj, Livro Lab

  31. Ainda não sabia nada sobre esse livro (nem mesmo que era uma série), mas posso dizer que por ser um suspense aparentemente tão bem estruturado, e também tão bem avaliado por você, a história ganha pontos. E muitos pontos. Acredito que o fato da autora explorar o lado psicológico de todos os personagens tenha deixado uma história mais “fechada”, afinal a mente humana é bem complexa e gera situações contagiantes, empolgantes, e porque não dizer desafiantes. Certamente é uma série que iria gostar de conhecer – mesmo que seja começando por esse livro.

    Beijos, Duda!

  32. Ivi Campos disse:

    Faz tanto tempo que eu não leio um bom suspense. E agora, depois de ler a resenha, fiquei mega interessada… Espero poder ler em breve.

  33. Mariana FS disse:

    Oi Duda!
    Já saí concordando com a sua resenha na primeira afirmação. A ambientação faz toda a diferença em um livro de suspense. Já li um livro da autora (Gritos do Passado) e essa parece ser uma preocupação dela e algo a que ela dedica atenção em suas obras. Ótimo para nós leitores 🙂 A capa da editora Planeta também parece transmitir esse clima tenso.
    Ainda não consegui comprar nenhum outro livro da autora, mas pretendo e “O Estranho” está no topo da lista. A história parece ser interessante, mas sinceramente, como me identifiquei com o estilo de Lackberg que qualquer livro dela que cair na minha mão, irei ler.
    Já li que ela foi chamada de “a nova Agatha Christie” e, particularmente, acho um exagero, mas que ela sabe construir bons livros policiais, isso com certeza.

    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

  34. Andressa Nunes disse:

    Resenha bem elaborada, abordando os pontos importantes do livro, despertando a curiosidade dos leitores, vale a pena conferir

  35. Unknown disse:

    O primeiro livro que li foi A princesa de gelo! Adorei! E depois da resenha de O estranho, já estou adicionando a minha lista de leituras! Adoro suspenses, principalmente aqueles que conseguem prender a atenção da gente do começo ao fim! Só lamento saber que O estranho é o primeiro de uma série! Tenho problemas com isso… se consigo o primeiro, demora muito para conseguir os demais. Acabo deixando de ler até conseguir todos!

    Rejane Lenz
    rejanelenz@gmail.com

  36. Heracléia disse:

    Adoro suspense ,ja li os anteriores só falta este ,quem sabe a sorte não me sorri

  37. Cibelee B. disse:

    Não é meu genero preferido, mas não posso negar que esse clima de perguntas sem respostas e esse personagem principal que busca explicações.. ainda mais que, achei original colocar um reality num livro de suspense ahaha, fiquei curiosa de verdade

  38. Bruna Lucena disse:

    Despertou muito minha curiosidade de ler, por ser um livro de suspense e tambem por dar diversos pontos de vistas, deixando o livro mais interessante.

  39. Nunca li nenhum livro da autora, mas depois da sua resenha estou super ansiosa para entrar nessa história. Adoro livros de suspense.

  40. Julia Cedro disse:

    Oi Duda,

    Por mais que adoro livros de suspense, foram poucos os que li. Fiquei super curiosa pelo livro, ainda mais por sempre ver livros de suspense escritos por autores masculinos, nunca feminino. Bom saber que são livros independentes, pois séries geralmente me assustam e quando um livro é pertencente a uma série, eu já desanimo, não sei porque. Foram poucas as séries que já li inteira.

    Beijos!

  41. Naty disse:

    Não conhecia essa série e sua resenha, como smepre, me deixou muito curiosa. Apesar de ser uma série extensa o fato de serem independentes me animou. bjs

  42. Quando eu li o título original, até me assustei, hehe.
    O que me desaponta um pouco é o livro pertencer a uma sequência e de OITO livros, ainda por cima. Eu gosto de sequências, porém eu sei que, tão logo, eu não conseguirei lê-los. Mas já que são histórias independentes, dá pra ficar mais sossegada quanto a isso.
    Adoro livros cheio de mortes, huahua (que coisa mais macabra de se dizer)!! Também é interessante a criação de uma trama envolvendo um “reality show”.
    É muito gostoso, porque, enquanto eu vou lendo a resenha, é como se eu já estivesse lendo o livro. As personagens e os lugares tomam formas e já se cria uma “ligação” com eles… 🙂
    Beijinhos!

  43. isabela disse:

    Hmmm gostei da resenha, deu vontade de ler o livro, não tinha ouvido falar dele ainda. Adoro suspense! bjs

  44. Philipe disse:

    Resenha interessante e bem desenvolvida sem entregar totalmente a historia do livro, deixando o leitor com vontade de conhecer toda a historia, parabéns

  45. Só o fato de saber que se pode ler sem se preocupar com os outros livros lançados é o maior incentivo. Não curto livros em series – acaba com nosso bolso – rs. Adorei sua resenha. Beijos.

  46. Lucas Martins disse:

    A capa do livro é linda, tirando os sapatos perdidos lá.. hahahah Eu gosto de livros assim, esse tipo de suspense, mas aí vem a questão de os escritores serem suecos, como no caso da Camilla.. E essa diversidade de personagens.. Eu tenho medo de me perder, não lembrar de nomes de personagens, lugares e coisas assim, hahahaha #soudesses
    Mas parece um livro muito bom, Duda! Ainda bem que a autora conseguiu construir um bom enredo, sem pecar. É uma pena quando um livro tem muito potencial e se perde em coisas essenciais.
    Beijão!

  47. Oi Duda, eu ainda não conhecia esse livro, mas adorei saber que é um romance policial, é um dos meus gêneros preferidos. A resenha ficou maravilhosa, vou querer ler o livro o quanto antes.
    beijos

  48. Ariana Alves disse:

    Ando correndo de sequencias longas…
    Mas pelo menos as dessa série dá para ler individualmente.
    Gosto de livros policiais, ainda mais quando bem estruturados.

  49. Eu tô louca para ler algum livro de autor escandinavo…simplesmente pq amo esses países, em especial a Finlândia…então esse parece uma noa pedida, embora policial não seja meu tipo, parece que é o tipo que mais tem por lá…

    miquilis: Bruna Costenaro

  50. Gostei da resenha. O que facilita muito em gostar do livro, fora o fato que sou fã de romance policial. Os elementos apontados na resenha: “pistas, conexões, suspeitos, interrogatórios, caminhos tortuosos e dúvidas sem fim” – se bem trabalhados, só pode dar num bom romance policial.

  51. Adoro livros de suspense, e pelo que disse deve ser ótimo. Certos autores pecam na ambientação do livro.

  52. Elaine André disse:

    Tenho muita curiosidade em ler livros de romances policial e de investigação, mas ainda não tive a oportunidade.
    Me interessei muito por este livro baseada em sua resenha.
    Com certeza entrou pra wishlist.
    Beijos.

  53. Nicole Lilian disse:

    Oi duda, tudo bem?
    Adorei sua resenha adoro romances policiais, quando eu li que era num reality show me desaminou um pouco mas o resto da sua resenha me deixou com vontade de ler o fato dele ser em terceira pessoal também me interessou ultimamente só ando lendo livro em primeira pessoa. Ele ser de uma série de 8 livros me assustou um pouco porque eu tô umas sagas na fila pra acabar, mas como dá pra ler individualmente, tá ótimo (: esse entrou na minha lista.

  54. Jarles Tarsso disse:

    Sou muito fã de romance policial. Idolatro Agatha Christie e os contos do Sherlock Holmes.Com certeza irá me agradar. Estou ansioso para poder lê-lo.

  55. Bárbara disse:

    Exatamente o que eu estava procurando para ler. Ando um pouco cansada de tudo que leio e queria algo policial. Mas um que fosse bem recomendado e sem ser de um autor que eu conhecesse… ares novos na minha vida literária. Você me ajudou demais com essa resenha, Duda. Obrigada.

  56. Amanda Penna disse:

    Eu adorei essa resenha e esse livro.
    Sou fanática por suspenses policiais, amo ler livros em que você precisa resolver o mistério haha
    Espero conseguir ganhá-lo porque senão, adeus salário rs
    Beijos e boas leituras, Amanda

  57. Adorei a resenha.. a trama do livro é bem interessante, parece ser muito bom..
    Adoro ler romances policiais, que me faça se entregar a leitura e prender o folego a cada acontecimento.. Quero lê-lo..

  58. na verdade todos os livros tem um certo suspense né? mas acho que como vc disse na resenha, esse sim, causa uma tensao, nossa, o nome ja me lembra de muitas coisas no pensamento, com certeza tem mts emoçoes e surpresas, quero ler esse livro, mt mesmo, principalmente pq adoro ficçao e suspense

  59. Genilda Silva disse:

    O livro parece tenso do início ao fim!!! Gosto de estórias assim que deixam a gente em suspense esperando o desenrolar do enredo.

  60. Estava procurando um romance policial já há algum tempo e O estranho parece ser muito bom! Muito legal isso de dar atenção a todos os personagens. Adorei a resenha

  61. Sara disse:

    Estava achando tudo bem lindo até ler “é o quarto de uma série” kk mas se disse que independe da ordem de leitura, então ok. Me pareceu bem interessante. Amo suspense. Livros de suspense são muito bons, prendem-me de uma forma impressionante. COnfesso que nunca havia lido um suspense policial, e parece muito bom, isso de cidade deserta… parece que vai surpreender bastante. Achei maravilhoso, sem ler ^^

  62. Nardonio disse:

    Apesar de ser um amante de suspenses, confesso que não conhecia essa série. Achei a história super interessante, até porquê sou fã de Reality Show também. Essa mistura de Reality, suspense, e uma narrativa primorosa, só faz aumentar minha curiosidade pra ler esses livros.

    @_Dom_Dom

  63. Cris Aragão disse:

    Eu não tenho muita paciência para ler séries de livros, principalmente as mais longas, mas acho que se a editora se dispões a publicar os livros de uma série, ela deveria fazê-lo da maneira adequada, começando pelo primeiro livro e publicando todos na ordem. Acho uma grande falta de respeito com os leitores esse hábito que as editoras brasileiras têm de publicar livros que fazem parte de séries sem esse cuidado. Agora que já desabafei, vou falar da sua resenha, eu não conhecia esse livro ainda mas adoro livros de suspense e se ele for tudo isso que você descreve, é o tipo de livro para mim, até me disporia a ler a série toda.

  64. Amanda Péres disse:

    Li os três primeiros livros da “série” e acho que a autora cresceu muito, em relação à escrita, de um livro para o outro. Quase desisti de ‘A Princesa de Gelo’ mas fui conquistada em ‘O Cortador de Pedras’.
    Agora eu PRECISO de ‘O Estranho’. rsrsrs
    Ótima resenha… me deixou com ainda mais vontade de ler! 😉

  65. Marcelo disse:

    Eduarda

    Vc sabe qual a sequência correta ??

  66. Anita Alvares disse:

    nao encontro para baixaaarrr!! alguma dica? Brigada!!

    p.s. o que sim encontrei foi o O Cortador de Pedras, se quiseres está aqui: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/O-Cortador-de-Pedras

    boas leituras!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *