MENU

by • março 21, 2013 • PasseiosComments (29)4722

Sobre o Panteão em Paris e algumas curiosidades

Já faz um bom tempo desde que estive em um dos locais mais incríveis que conheci. O Panteão de Paris é visita obrigatória no roteiro turístico-literário de qualquer amante das artes/livros e eu nem sei porquê ainda não tinha falado nada sobre ele aqui no blog.

Localizado em frente à Universidade de Paris (Sorbonne) e próximo ao Jardim de Luxemburgo, o incrível monumento em estilo neo-clássico possui uma estrutura arquitetônica fascinante. Concluído em 1790 (praticamente um bebê em meio às construções de Paris), é lá que repousa diversos artistas franceses (escritores, generais, políticos) em uma cripta incrível localizada no subsolo do lugar.

Acima da entrada é possível ler em destaque “AUX GRANDS HOMMES LA PATRIE RECONNAISSANTE” (Aos grandes homens, o reconhecimento da Pátria”). Ser sepultado no Panteão simboliza a honra que o país carrega por cada um dos nomes ali presentes e, por tal, grandes personalidades mundialmente conhecidas estão ali enterradas: Alexandre Dumas, Victor Hugo, Voltaire, Rousseau, Èmile Zola, entre outros.

Pode parecer um tanto macabro visitar túmulos, mas a sensação de estar em um cômodo tão carregado de valor histórico/cultural é sensacional. No local estava um frio terrível, então não reparem na minha cara de boboca nas fotos.

panteão 5P1020841P1020847P1020895P1020896P1020916

Algumas curiosidades

  • Em 30 de novembro de 2002 foi feita uma cerimônia solene e seis guardas republicanos carregaram o caixão de Alexandre Dumas (Os Três Mosqueteiros) para o Panteão. Enrolado em uma faixa azul de veludo com a inscrição “Un pour tous, tous pour un” (Um por todos e todos por um), os restos foram transportados do cemitério Villers-Cotterêts. O então presidente Jacques Chirac alegou que uma injustiça estava sendo reparada com a devida honra de um dos melhores escritores da França.
  • Os rumores recorrentes de que os restos de Voltaire haviam sido roubados por fanáticos religiosos em 1814 e jogados no lixo eram falsos. Tal rumor resultou na abertura do caixão em 1897, que confirmou que os restos ainda estavam presentes.
  • Em janeiro de 2007, o presidente Jacques Chirac levantou uma placa no Panteão para mais de 2600 pessoas reconhecidas como Righteous Among the Nations, honra utilizada pelo estado de Israel para reconhecer todos os não-judeus que arriscaram suas vidas durante o Holocausto para salvar judeus do extermínio nazista. A homenagem no Panteão transparece o fato de que em aproximadamente 3/4 do país a população judia sobreviveu à guerra, graças a pessoas comuns que ofereceram ajuda arriscando as suas próprias vidas. A Placa diz:

“Por baixo do manto de ódio e escuridão espalhado sob a França durante os anos da ocupação nazista, milhares de luzes recusaram-se a extinguir-se. Nomeados como “Righteous Among the Nations”, ou permanecendo anônimos, homens e mulheres, de todos as vivências e classes sociais, salvaram judeus da perseguição antissemita e do extermínio nos campos. Com graves riscos envolvidos, eles encarnaram a honra da França, e seus valores de justiça, tolerância e humanidade.”

Obs: As curiosidades foram retiradas da Wikipedia em inglês e traduzidas por mim.

Related Posts

29 Responses to Sobre o Panteão em Paris e algumas curiosidades

  1. Rayane disse:

    Nunca tive vontade de conhecer Paris, isso até ler Anna e o Beijo Francês…adorei as fotos…quem sabe um dia não tiro as minhas 😉

  2. Eu sabia. Paris é um lugar lindo!
    Meu sonho é conhecer vários lugares do mundo e Paris está entre elas, nossa adorei as fotos e as curiosidades.

  3. Paty disse:

    As fotos ficaram maravilhosas, amei! Um dia irei visitar o local 🙂
    Visitar túmulos de pessoas grandiosas deve ser uma sensação que, de uma certa forma, você se sente perto deles (não sei). Bem diferente de visitar Santo Amaro com certeza, haha!

  4. Sofia disse:

    Own Duda, que lindo! As fotos ficaram maravilhosas.
    Eu não acho tão ‘sinistro’ visitar túmulos, haha, pelo contrário, nesse caso acho incrível a sensação de estar num berço de cultura como esse! Um dia ainda vou aí, rsrs!
    Ri muito com seu comentário ” então não reparem na minha cara de boboca nas fotos.” haha

    Beijão!

  5. Lili disse:

    Eu tenho muita vontade de conhecer. Adorei a postagem.
    Já estive em Paris por um dia apenas, e corri da torre Eiffel pela Champs Elysees para ver algumas coisas e dediquei 2 horas e pouco no Louvre.

    Definitivamente foi nada, e essas grandes cidades europeias merecem ser conhecidas intimamente para frequentarmos seus segredos e histórias.

    liliescreve.blogpsot.com

  6. Aione Simões disse:

    Ai, Duda, eu já te falei que Paris é minha viagem dos sonhos né, e esse seu post só atiçou mais minhas lombrigas.
    Pode mesmo parecer meio mórbido visitar túmulos, mas eu entendo perfeitamente sua fascinação pelo local, porque eu me senti do mesmo jeito (ok, talvez menos, não estive lá ainda) só de ver as fotos e de ler a respeito!
    Além de um local maravilhoso, realmente não tem como não se envolver com essa aura de arte, história e prestígio que permeia o lugar!
    Adorei as curiosidades, a do Alexandre Dumas e dos judeus inclusive me arrepiou!
    Beijão!

  7. Gabi disse:

    Nossa, a arquitetura do lugar é de tirar o fôlego, e a história também é muito interessante. Definitivamente eu preciso visitar um dia *-*

  8. Books Journal disse:

    QUE. INVEJA. Eu seeempre quis viajar para lugares históricos, principalmente porque eu era totalmente viciada em Dan Brown e não parava de procurar as fotos dos monumentos citados no livro no Google, Isso aconteceu muito quando eu tava lendo Anjos e Demônios e O Código da Vinci, haha. Adorey, Duda *-*

    Beijão
    Kaká

  9. A minha viagem dos sonhos é para o mundo inteiro, haha!! Eu não vou sossegar enquanto eu não estiver estado pelo menos 1 vez em todos os lugares deste mundo!!!
    Todos estes que você visitou são realmente muito lindos…ai ai, que maravilha, né? Para onde mais você já foi? Quero saber!! 😀 Faça mais posts, vídeos, contando sobre isso, adoro demais. Eu já vou anotando na minha “agendinha” essas sugestões de lugares, monumentos, etc, para quando eu for, né, rsrs.
    Eu vi em um programa, recentemente, também sobre a França, que mostrou, entre outras coisas, o lugar onde está o caixão do Leonardo da Vinci…eu só estava praticamente chorando enquanto as imagens do lugar eram passadas, assim como ao longo de quase toda a reportagem, de tanta vontade de estar lá, vivenciando essa parte da história tão maravilhosa. Estou falando sério, quase chorei, hehehe. É muito gostoso ser tão fã de história assim, né? Além do que, eles íam falando “aqui foi onde ele fez tal projeto, ali onde fez tal cosia”. Só ía aumentando mais e mais a minha ânsia por estar lá e conhecer tudo. Castelos são uma outra paixão minha. Quem não quer conhecer um? Eu tenho vários arquivos salvos de todos eles e mais um monte de todas as outras historicidades que pretendo visitar. Foi uma maravilha esse seu post! *-* *-*
    Bisous!!!

  10. Como acredito já ter dito em outras oportunidades, Paris não é a cidade europeia que tenho mais curiosidade em conhecer, porém estar no Panteão deve ser uma sensação incrível, por mais macabro que possa ser classificado (já fiz algumas coisas bem estranhas visitando túmulos kkkkkk). Gostei muito dessas fotos e de conhecer um pouco da arquitetura, que é simplesmente fantástica, e das demais curiosidades do Panteão. Ótima postagem, Duda!

    Beijos.

  11. Oi Duda

    Nossa que sonho *.* então é parada obrigatória quando for um dia até Paris <3

    Nem preciso dizer né, amei a postagem 🙂

  12. Kel Costa disse:

    Que lugar lindo e fotos lindas! Meu sonho é conhecer Paris e Roma <3

    Bjs,
    Kel
    http://www.itcultura.com.br

  13. Oi Duda,
    Nossa fiquei de boca aberta com a beleza deste lugar.
    Lindas as tuas fotos e certemente se um dia eu tiver a oportunidade de ir a Paris vou visita-lo.
    Beijos,
    Katielle

  14. Angélica Roz disse:

    Oi Duda!

    Que bacana!
    Deve ter sido muito emocionante!

    Eu sonho em conhecer Paris, pois me identifico muitooo com a cultura francesa.
    Mas ainda não tive pernas para ir lá… Não vejo a hora!! 🙂

    Beijão!

  15. Parece ser maravilhoso, acabei de ler “Anna e o Beijo Francês” e o post veio para ilustrar várias cenas da história. Fiquei impressionada com a estrutura e a riqueza de detalhes. Quem não tem vontade de ir a Paris e conhecer seus museus e ponto turísticos que atire a primeira pedra. Espero fazer a minha visita em breve..=)

    Pâmela.

  16. Putz, to querendo me matar duda.
    Vc acredita se eu disser que estive na frente do Panteão sábado e não entrei?
    Não tive tempo de pesquisar sobre os pontos turísticos de paris e simplesmente não sabia o que iria encontrar dentro do panteão.
    Quando cheguei lá já era tarde, então eu nem teria tempo de ver mta coisa, sem falar que estava começando a chover.
    Mas agora fiquei com ainda mais vontade de voltar para paris rsrs.
    Abraços,
    Alê.

  17. Vanessa Llona disse:

    Que lindo, é meio macabro mesmo visitar túmulos, mas acho que a arquitetura tão bela, nem deixa a pessoa lembrar que tem gente morta ali, e além do mais é ótimo conhecer um pouco da historia das pessoas ali sepultadas e do local, ótimas fotos, vc estava com carinha de quem estava com frio mesmo, mas não de boboca. Bjs

  18. Oi Duda!
    Que Lindo!! Se tem um local que eu quero ir no mundo é a Europa e Paris com certeza estará marcadinho no meu mapa *-*! Sua rica cultura, os grandes escritores que nos rederam diversos clássicos da literatura mundial! E fora que os livros lá são super baratos de acordo que eu já ouvir falar! ^^

  19. Suzi disse:

    Que delicia Duda meu sonho é poder ir a Paris um dia e visitar todos os monumentos maravilhosos que se tem por lah!!Amei as curiosidades e as fotos ficaram lindas QUE CABELÃO HEIN 😉 Muito lindo mesmo o Panteão minha vontade só aumenta de conhecer!!Bjao

  20. Gladys Sena disse:

    Deve ter sido uma viagem muito boa!
    Muito legal esse post. Gostei de conhecer as curiosidades, 😉

  21. Naty disse:

    Adorei o post! As fotos estão incríveis! Gostei muito das curiosidades. Meu sonho é conhecer cada pedacinho da Europa e suas histórias.

  22. Manu Hitz disse:

    Puxa, que visita maravilhosa! Vc nos deu excelentes informações históricas e tb curiosidades que não tinha conhecimento. Adorei a foto com o nome de Victor Hugo ao fundo – escritor na moda agora, em virtude do filme ‘Os miseráveis’, mas sua obra é atemporal.

  23. Maria Amorim disse:

    Sempre gostei da Europa, desde pequena, nunca quis ir para disney nem nada, e sim Europa. Mas sempre preferi a Espanha, que é meu sonho. Mas Paris parece lindo! O Panteão parece magnifico!

  24. Lucas Martins disse:

    Awwwwwn, Paris!!!! Jesus, como eu adoro essas posts de viagem, com essas fotos lindas e tudo mais! Fale mais, as vezes, Duda, é muito legal (só não gosto de terminar de ler a post e ficar com vontade de visitar 🙁 hahahha)
    O Panteão é lindo mesmo, tudo em Paris é lindo, na Europa.. ai ai..
    Beijão!

  25. Ei Duda, eu ainda não tive a oportunidade de viajar para fora do país, mas com certeza o primeiro lugar que eu iria seria Paris. Tenho certeza que é lindo demais.
    beijos

  26. Dani Gomes disse:

    Oi Duda,
    Que lindo… fiquei comm uma inveja muito saudável rsrsrs….
    Bjs

  27. Dani Gomes disse:

    Oi Duda,
    Que lindo… fiquei comm uma inveja muito saudável rsrsrs….
    Bjs

  28. Esse lugar é muito lindo, nem acredito que você foi lá, quem dera eu ter a chance de ir a Paris.

  29. Amei a coluna notícias, Duda! O novo layout esta maravilhoso!! Parabéns pelo trabalho criativo do seu blog!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *