MENU

by • setembro 11, 2013 • ResenhasComments (43)2978

[Resenha] Sangue na Neve, de Lisa Gardner

Sangue na Neve Curvas.inddA veia estratégica de Lisa Gardner não deixa de surpreender. Em Sangue na Neve ela está mais afiada que nunca. A autora tem o dom de prever cada detalhe, explorar cada aspecto de uma investigação e nos deixar sem saber aonde a próxima pista irá levar.

A detetive D. D. Warren é chamada para investigar um crime domiciliar. Ao que tudo indica, a esposa matou o marido para se defender, típico caso de agressão familiar se não fosse por um detalhe: a filha do casal está desaparecida. Esse é apenas o início de um caso que a cada nova descoberta se mostra mais intricado e estranho do que um primeiro olhar poderia indicar, onde as aparências enganam e nada é o que parece.

Absorvemos a história em dois pontos de vista distintos: o da detetive e o da vítima/suspeita do crime. A escolha, mais uma vez, é acertada. E eu só posso admirar a habilidade da autora ao escolher justamente o lado da suspeita para ser contado em primeira pessoa e, ainda assim, nos deixar de fora dos tópicos principais, sem saber muito bem o que aconteceu. Não é porque conhecemos seus questionamentos internos que entendemos suas atitudes, pelo contrário, é justamente por isso que ficamos constantemente em dúvida.

Tal artifício já foi usado outras vezes, mas é necessário muito destreza e domínio de escrita para efetivamente dar certo, ou o resultado pode ser desastroso. A Gardner não carece de nenhum desses atributos. Sua capacidade de visão ampliada, o domínio que a autora possui de seus personagens, torna a experiência de leitura ainda mais prazerosa. Ela consegue colocar o leitor como parte da cena do crime. Parte da investigação.

Escrever um livro pode parecer um trabalho solitário, mas apenas alguns deles nos lembra da cooperação necessária para que uma boa história seja contada. Todos precisamos ser bons em nossas profissões, mas um escritor obrigatoriamente necessita possuir ao menos o nível básico de conhecimento do trabalho de cada um dos seus personagens e, nesses momentos, é visível o quanto a autora se esforça e vai além para compreender e trazer a experiência mais verídica possível em sua ficção.

Sangue na Neve é um thriller policial bem arquitetado, com um cenário constantemente em mudança que traz surpresas imprevisíveis e nos faz questionar até onde somos capazes de ir por aqueles que amamos. Os cliffhangers constantes prendem o leitor às páginas, e um livro de mais de 400 páginas acaba sendo consumido em não mais que poucos dias (ou horas). Lembrando que o título é o quinto volume da série D. D. Warren, da qual no Brasil foi lançado apenas o quarto e igualmente excelente Viva Para Contar, mas todos podem ser lido de forma independente, sem a obrigatoriedade de seguir uma ordem cronológica.

Título original: Love You More
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 416
Gênero: Thriller policial/Suspense
Cedido em parceria com a Novo Conceito

Related Posts

43 Responses to [Resenha] Sangue na Neve, de Lisa Gardner

  1. adoro Thriller policial, esses sao meus livros preferidos, nao é atoa que minha autora favorita é Agatha Christie…:)
    Então esse livro ja é super cobiçado por mim… hahahaha
    nao sabia que esse livro fazia parte de uma série… vou pesquisar mais sobre, parece ser muito boa a série…

  2. Olá Duda, tudo bom?!
    Bem, não vou ficar te elogiando aqui porque se não eu vou ficar em uma babação de ovo eterna, rs. Mas digo com os lábios cheios de carinho que além de ler suas resenhas e assistir seus vídeos, adoro a maneira como conversa com seus seguidores e te acho uma querida!
    Sou apaixonada pela Lisa Gardner (mesmo tendo lido apenas 1 livro dela – Viva para contar.) Acho a narrativa da autora deliciosa e quando dei por mim já tinha concluído a leitura em apenas 2 dias.

  3. Erika Paiva disse:

    Gosto muito desse tipo de leitura. Acho que deve ser muito interessante ver os dois lados da historia.
    Espero que eu ganhe o sorteio.

  4. Oi Duda!
    Não sou muito de ler este tipo de livro.. mas sua resenha me deixou muito curiosa.
    Quero ler o livro da Lisa Gardner.. com tantos elogios, já está na minha lista de desejados.
    Participando da promoção!

    Beijos,
    Marcela.
    http://ocantinholiterario.blogspot.com.br/

  5. Nossaaa, ansiosa demais pra ler.
    Adoro uma boa escrita e um bom livro que prende e surpreende.
    Adorei a resenha e sou super fã do seu cantinho.

  6. Adoro livros policiais!! E gostei do fato da autora escolher o lado da suspeita para ser contado em primeira pessoa. Normalmente a maioria dos livros policiais, o lado a ser contado como primeira pessoa é sempre do detetive! Já estava interessada nesse livro, agora estou ainda mais!!
    bjokas

  7. Regilene Dias disse:

    Eu nunca li nada deste gênero. Bom, não que eu me lembre.
    A história pareceu bem interessante. E como não li nada do gênero, sua resenha me fez querer um dia ler alguma coisa.

  8. Quequel disse:

    Olá !!
    Nossa fiquei com vontade de largar o pc e ir agora mesmo começar a ler essa história… que resenha maravilhosa!!!
    Não li muitos livros do gênero, mas gostaria muito de ler mais!
    A melhor parte foi saber q a autora escreve de uma maneira q sentimos ser detetives… deve ser bem legal sentir isso durante a leitura! 🙂

    Sou nova por aqui e essa é a primeira promoção que participo, será q essa historia de principiante vai acontecer dessa vez? rs
    Independente de ganhar, estou e estarei participando sempre que der.

    O legal de preencher o formulário é que acabei conhecendo o seu instagram q de todos pedidos era o único q eu ainda não seguia. rs

    Bjinsss 😉

  9. Tâmara Moya disse:

    Oi Duda

    Já li várias resenhas POSITIVAS sobre esse livro. Sangue na Neve tem sido considerado por muitos como o melhor thriller policial do ano. Não sabia que ele é o quinto livro de uma série (já quero ler todos!), mas que bom saber que podemos ler sem a obrigatoriedade de seguir uma ordem cronológica. Adoro suspenses e reviravoltas a cada novo capítulo.
    Percebi através da resenha que amor, paixão, ódio, traição, ilusão, fé, perseverança, ousadia são alguns dos elementos que o livro aborda. A sinopse do livro já mexeu muito comigo (tenho uma filhinha de 3 aninhos… acredito que me coloco no lugar da personagem! Aff… credo!).
    Tenho quase certeza (porque ainda não li) que o livro é fabuloso e é leitura mais que obrigatória para os apaixonados por suspense e por thrillers policiais.
    Adorei a resenha Duda[Bjus

  10. Iure Silva disse:

    Gostei da resenha… espero ganhar!
    Estou esperando ansiosamente também pelo marcador do blog. 🙂

  11. Tiago Vieira disse:

    Oi Duda! Tudo bem?

    Eu gostei muito de sua resenha e da premissa de Sangue na Neve! Fiquei lendo e imaginando um pouco do livro em minha mente.
    A leitura deve ser ótima, e pelo número de páginas, deve dá pra viajar bastante por esse universo criado pela Lisa Gardner.

    Fiquei com muita vontade de ler o livro, e espero poder ganhá-lo nessa promoção.
    Parabéns pela resenha e pelo blog! Gosto muito.

    OBS: Já saiu o resultado da promoção dos marcadores do blog?

    Até a próxima! 🙂

  12. Talita Sodré disse:

    Oi Duda
    Adorei a resenha 😉
    Eu tinha visto esse livro, mas como não li a sinopse achei que fosse alguma coisa voltada para o terror que eu não curto muito.
    Agora sim fiquei extremamente interessada na leitura. Acho que é um daqueles livros que você precisa ler com um pouquinho de tempo, pois vai querer fazer a leitura rapidamente. Livros assim me deixam noites sem dormir…rs
    Espero fazer a leitura em breve.
    Beijos =)

  13. Ricardo disse:

    O livro é de fato fantástico e a Gardner já entrou para a lista dos meus autores favoritos. Sangue na Neve me surpreendeu de inúmeras formas, e como você disse: “uma hora duvidamos dos personagens e na outra já estamos torcendo por eles”.
    Interessante dizer que ao menos para mim esse livro foi muito mais envolvente do que Viva para Contar, já que eu não estava preparado para todas as atitudes daquelas crianças.
    Realmente espero que a Novo Conceito lance os demais livros da série, porque a D. D. é uma personagem única e já estou com saudades dela 😡

    Beijos, Duda!

  14. Suzi disse:

    Adorooo thriller policial livros que intrigam, nos fazem pensar e tentar desvendar o mistério antes mesmo de chegar ao fim!!
    E Sangue na Neve está na minha listinha de desejados desde o lançamento e sua resenha só me mostrou o quanto eu estou certa em querê-lo!!
    Acho a capa linda e misteriosa…
    Vou participar da promo quem sabe né!!
    Bjus linda 😉

  15. Aeee!! Eu estava esperando muito essa promoção viu..estava torcendo mesmo quando vc mostrou que recebeu esse livro! Quero muito lê-lo, Duda, então é lógico que eu estou participando da promoção!
    Eu adoro thriller policial e mal posso esperar para juntar mais esse livro à minha coleção!!

  16. Oi Duda! novamente parabéns pela resenha! fiquei muito curioso sobre esse livro, gosto de livros que cativem o leitor, Sangue na Neve deve ser assim, fiquei louco para ler! Beijo!

  17. Oi Duda! Então, nunca li um livro da autora, mas segundo o exposto por você, ela é ótima, e fique empolgada em ler os seus livros a partir da sua resenha. Não sei se já comentei com você, não me recordo se já, mas eu pretendo fazer direito (ano que vem já cursarei se Deus quise), e livros assim me interessam bastante, no entanto não sei por que motivo nunca os incluí na minha lista de possibilidades e prioridades na hora da compra. Tenho um livro que comprei recentemente, e que o Bruno do minha estante fala muito bem do autor, que é o Não Conte a Ninguém do Harlan Coben, pretendo ler em breve, pois a história parece ser bem interessante,e creio que seja nessa mesma linha de Sangue na Neve. Estou participando da promo, quem sabe eu tenha sorte e ganhe 🙂 Adorei a resenha Duda, como sempre a sua escrita me cativando e me prendendo até a ultima linha 🙂

  18. Adoro livros de suspense e esse parece ser fantastico, achei otima a ideia da narrativa entre dois personagens, quero muito ler1

  19. Aline Coelho disse:

    A cada resenha que leio sobre os livros dessa autora fico mais curiosa. Com certeza eles já estão na minha wish list. Parabéns por mais uma ótima resenha.
    Vou participar da promoção quem sabe eu tenha sorte dessa vez!!!

  20. Igor Gouveia disse:

    Duda, há tempos esperava seus comentários sobre esse livro. Lembro que peguei Viva para Contar por sua influência e graças a isso encontrei umas das minhas autoras prediletas.

    Obviamente, li Sangue na Neve e gostei muito do que vi. A narrativa de Lisa é tão boa que não consegui largar o livro sem terminá-lo. Fico muito feliz que tenha gostado! 🙂

    (Ah, sei que não tenho comentado muito aqui, mas sempre que dá estou dando uma olhada no Book Addict. Te adoro, viu?)

    Abração.

    • Eduarda Menezes disse:

      Awn, obrigada, Igor! Pode ficar à vontade quanto às visitas, mas pode ter certeza que eu aprecio muito, viu?
      A Lisa arrasa, né? Excelente autora mesmo. Fico feliz em saber que influenciei no Viva Para Contar haha
      Beijão!

  21. Ed Melo disse:

    Adorei a Resenha , muito ansioso pra ler Duda !

  22. Dudinha, estou com as expectativas lá no alto e só não peguei ainda porque não estou na vibe do thriller, a Lisa Gardner escrever livros muito densos que arrebatam o leitor e eu preciso cuidar um pouco da vida (final de período :s).

    Em Viva para contar achei fascinante a forma que ela conseguia escrever em primeira pessoa, expor muito do personagem e ainda guardar surpresas para depois, como ela tem total domínio de tudo que se propõe a escrever e traz um livro verdadeiramente bom e não duvido que esse seja ainda melhor.

    E escrever com mais de um ponto de vista as vezes pode parecer um ponto fraco no autor, tem que ter muita habilidade de escrita para fazer isso bem feito.

    Resenha sempre boa!

  23. Adoreii!! Sempre amo ler suas resenhas Duda, e esse é um tipo de livro que prende minha atenção…

  24. Só pelo título dá pra ver que o livro promete! Só espero que não seja spoiler, hehe.

  25. Daniela disse:

    Simplesmente preciso deste livro!
    Participando e torcendo pra ter sorte!

  26. Você me surpreende cada vez mais com essa facilidade de escrever as resenhas! Agradeço todos os dias a minha amiga que me indicou esse blog, que se tornou um dos meus blogs literários favoritos.

  27. Sou simplesmente apaixonado por romances policiais e essa autora me pareceu sem bem daquelas que eu vou amar para o resto da vida depois que eu ler o livo, tipo Nora Roberts com a série mortal dela. Não tinha ouvido falar desse livro ainda, mas se eu não me engano eu já tinha lido a tua resenha esses tempos, mas minha memória é péssima então pode ser que tenha sido outro HAHAHAHAHA Acho que foi outro porque tenho a mania de comentar nas resenhas que leio, e essa aqui não tem nenhum comentário meu haha. Estou participando da promoção para ganhá-lo e realmente estou torcendo muito para que ele venha fazer parte da minha estante.

    Roberta Krutzmann | http://www.apenasumtrecho.com

  28. Maíra K. disse:

    Nunca li Thriller policial, mas gosto bastante de livros que trazem mais de um ponto de vista, pois, acredito que a leitura flui mais!

  29. Natália Keli disse:

    Oi Duda,
    Ainda não li nenhum livro dessa autora, mas sinto que vou amar suas histórias, tenho viva para contar e não sei o porquê de ainda não ter lido. Sangue na neve parece ser muito bom também.
    Beijos

  30. Thaysa Rocha disse:

    Aiiiiii…. entendi a história, mas não me envolvi muito só pelo o que você escreveu… Mas pelos os seus comentários sobre a autora, a forma de escrita e tal, deu para perceber que o livro é ótimo.

    Vou procurar saber mais sobre a história (para quando eu receber o livro que vou ganhar nessa promoção rsrsrs). 😛

    Beijosss

  31. Duda, amei sua resenha! Já estava louca para ler esse livro há tempos, agora, estou mais ainda. Nunca li um thriller policial, justamente por isso morro de vontade de ler esse livro!!! Espero ganhar essa promoção pra matar essa minha vontade gigantesca de lê-lo!!!

  32. Estou louca para ler este livro já faz algum tempo, eu amo livros de terror e esse é a minha cara!!
    Um beijo.

  33. Eu amo livros que tem esse lado suspense e adorei a resenha! Dei uma olhada em outros blogs, mas até agora essa está mais clara! Muito bom!

  34. Amo história de mistério, ainda mais quando tem o ponto de vista de uma pessoa só. Isso dá mais detalhes, situações para o leitor pensar e até descobrir algo.

    Beijinhos**

  35. Cris Aragão disse:

    Eu gosto muito de policiais, é o meu gênero favorito, e a Lisa Gardner é ótima escritora, já li alguns dos livros dela e gostei muito, seu personagens femininos têm uma força que vem muito mais do lado picológico que do físico e ela é super hábil na construção de tramas, sabendo criar tensão e suspense do jeito que eu gosto

  36. Eu A-D-O-R-O livros Thriller, e o livro Sangue na Neve já estava na minha lista de desejados, pois praticamente todos os livros da Novo Conceito estão na minha ”lista” . E esse livro parece ser bem interessante, desde que vi a capa dele me apaixonei, pois parece ter algo escondido nessas páginas. Suspense total..Ai que nervosismo!
    Sua resenha conseguiu matar algumas duvidas minhas, e tenho certeza que preciso desse livro na minha prateleira.
    E pra finalizar, tenho que dizer que acompanho seus vídeos no Youtube e sou sua fã, fala bem, escreve bem, e nos encanta com sua fofura.
    Beijos

  37. Ingrid Sodré disse:

    Adoro esse gênero de livros. Atiça a curiosidade e faz com que ao leitor tenha necessidade de ler até terminar. Essa história parece ser interessante, até porque é contada por dois narradores, sendo um deles a vítima em primeira pessoa, o que contribui com uma melhor compreensão dos sentimentos do narrador. Achei um tanto cômico o título em português com o original, em inglês. Por incrível que pareça, o título em português me parece mais convidativo que o original. E a Novo Conceito como sempre com belas capas.

  38. Ansiosa pra ler este livro. Já outras resenhas e como esta fiquei impressionada com o tema e adorei. Quero muito ler pra saber mais dessa história que me encantou . Beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *