MENU

by • janeiro 30, 2014 • FilmesComments (27)2440

Seis filmes mais famosos que seus respectivos livros

A máxima de todo leitor é que os livros sempre são melhores que os filmes, né? Mas às vezes acontece de a adaptação alcançar um sucesso tão estrondoso que acaba eclipsando a obra que o originou. O sucesso é tanto que em alguns casos muita gente nem sabe da existência do dito cujo nas livrarias. E eu reuni alguns que encaixam-se bem nessa categoria (in my opinion!). Sintam-se à vontade para adicionar/excluir livros à lista:

Bonequinha de Luxo, Truman Capote

Bonequinha-de-Luxo-4

Não é uma regra desta lista, mas, neste caso especifico, li o romance de Capote e é uma das únicas exceções em que prefiro o filme ao livro. Algumas mudanças foram feitas aqui e ali – como o próprio final da história, por exemplo – mas mesmo o que foi seguido à risca no roteiro adquiriu um brilho a mais de glamour nas telas. Algo a ver com a trilha sonora fantástica e a magnífica interpretação da Audrey Hepburn que é a Holly Golightly em pessoa.

Jurassic Park, Michael Crichton

jurassicpark

Grande clássico do cinema e o filme de dinossauro mais legal de todos! Sempre gelava com todo aquele suspense acumulado e o medo de um T-Rex ou Velociraptor aparecer na próxima esquina. Foi só depois de muitos anos, quando fiquei mais velha, que descobri tratar-se de um livro originalmente. Até hoje sou louca pra ler e descobrir se amarei tanto quanto o filme. Alguém aí já leu?

Psicose, Robert Bloch

psycho

Tan, tan, tan, tan, Tan, tan, tan, tan. Tandamm, tandamm. Ok, a musiquinha digitada foi péssima, mas é só pensar em Psicose que a cena do chuveiro me vem à cabeça. Dirigido por Hithcock, o filme foi um marco que mudou a trajetória do cinema (e não estou exagerando). Bloch, quem? O coitado do autor quase nunca é lembrado quando pensamos na história, mas não é para menos. Por mais que tenha feito um trabalho digno (leia a resenha), diria que Psicose fez bem mais para o cinema do que para a literatura, sem sombra de dúvida.

A História Sem Fim, Michael Ende

ahistóriasemfim

Alguém por favor me arranje esse livro em algum lugar, pelo amor de Deus! Ataque histérico à parte, o filme A História Sem Fim fez parte da infância dos anos 80/90 e é muito <3 Apesar de glorificado nas telonas, o filme é uma homenagem aos livros e isso só o torna ainda mais especial. Quem nunca teve a vontade incontrolável de fazer parte de uma história enquanto a lia que atire a primeira pedra.

Convenção das Bruxas, Roald Dahl

convenção das bruxas

Aqui eu poderia citar praticamente qualquer livro do Roald Dahl (Matilda, A Fantástica Fábrica de Chocolates, etc) todos glorificados nos cinemas e sucessos estrondosos de audiência, mas resolvi escolher o meu queridinho. Quando descobri que uma das histórias mais legais de minha infância tratava-se, na verdade, de um livro, foi amor e desespero instantâneo para correr e adquiri-lo. Talvez esse seja um dos únicos casos mais locais, visto que os livros do Dahl realmente fizeram muito sucesso no exterior, e, apesar de suas histórias famosas mundialmente, dificilmente são encontrados no Brasil. Vai entender.

Mary Poppins, P. L. Travers

marypoppins

Eu ia encerrar a lista, mas como não incluir um dos maiores clássicos infantis do cinema? O filme/musical foi sucesso imediato quando estreou em 1964, mas diz a lenda que a autora não curtiu muito a adaptação de seu livro por terem mudado vários aspectos da história, e chegou a discutir algumas vezes com Walt Disney, perdendo por questões contratuais, afinal, ela havia vendido seus direitos. Satisfeita ou não, é certo que o filme foi um grande marco nos cinemas e agradou a tal ponto que alguns nem lembram da obra que o originou.

Related Posts

27 Responses to Seis filmes mais famosos que seus respectivos livros

  1. Blade Runner, embora seja minimamente baseado no romance de Philip K. Dick intitulado “Do Androids Dream of Electric Sheep?”, faz com que a existência de um berço para o filme dirigido por Ridley Scott seja, antes mesmo de qualquer leitura, de longe, ignorado por completo.

    • Eduarda Menezes disse:

      É verdade. Os contos do Dick também são um bom exemplo disso, O Vingador do Futuro, Minority Report, etc. Bem lembrado, Marco!

  2. Tiago Vieira disse:

    Oi Duda!

    Curti muito esse post! Meus parabéns 🙂

    Eu não sabia mesmo que Jurassic Park foi baseado em livros. Quando li fiquei impressionado! Assim também aconteceu com Bonequinha de Luxo.
    No caso de Psicose eu nunca assisti ao filme, então não fiquei muito surpreso.

    Mary Poppins é um caso realmente incrível. Com tantos livros da série publicados, um único filme superou a todos eles!
    E mais uma vez comento aqui que vai estrear o filme contando todas as discussões entre Walt Disney e P.L. Travers rumo a adaptação do livro de Mary Poppins.
    Não vai perder né?

    Até a próxima!
    Bjs!

    • Eduarda Menezes disse:

      Simm, eu tô doida pra ver Saving Mr. Banks. Acho a Emma Thompson o máximo hahaha
      E o Tom Hanks como Walt Disney deve ser interessante de ver!
      Que bom que gostou do post 😀
      Adoro seus comentários, Tiago. Beijão!

  3. Nossa, não sabia que Bonequinha de Luxo vinha de um livro. E os outros também.

  4. Carol disse:

    Duda, muito legal essa lista hein… inclusive o livro “A historia sem fim” eu tenho o livro, ganhei no ano passado do meu namorado mas ainda não li… mas só de ter a edição, aquela capa dura azulzinha, escrito todo com letras vermelhas ou verdes(dependendo se é a historia ou a historia dentro da historia) já sou muito feliz !!!

  5. Muito legal o post! Adoro A História Sem Fim! Acredita que eu ainda não assisti a Mary Poppins? Quando uma vez eu pedi na locadora, não estava lá e depois nunca mais pedi. Vou alugar na próxima vez. O livro deve ser uma graça!
    Beijos.

  6. Taynara disse:

    Que post legal Duda!!
    Desses filmes, o único que não sabia que era baseado num livro foi jurassic park (particularmente não suporto esse filme kkk)
    E contrariando muitos leitores (acho que inclusive vc kkk), eu gostei mais do filme do que do livro o lado bom da vida. Eu amei o filme e gostei razoavelmente do livro. A mensagem que passa é bacana, mas o desenrolar não me agradou kkkkkkk
    Bjos Duda!

  7. Lindsay Leão disse:

    Ai gente, a história sem fim é muito amor! Eu era apaixonada pelo atreyu!
    Esse filme realmente marcou gerações e sinceramente, esse livro em particular eu não quero ler. Não quero correr o risco de destruir as fantasias criadas na infância. rsrsrs
    Ótimo post, Duda!

  8. Eu sempre acabo descobrindo depois de ver o filme que existe o livro. Ainda bem que não me incomodo muito com isso!

    Bjs

  9. Lise disse:

    Duda, eu adorei essa sua postagem e alguns deles eu não sabia do livro como Psicose e Jurassic Park.
    Eu incluo A lagoa azul (que li ano passado).

    Preciso mesmo é ler Convenção das bruxas. Eu morria de medo desse filme e ainda assim assistia TODA SEMANA com minha vizinha.

    liliescreve.blogspot.com

  10. Realmente, Duda, alguns filmes “ofuscam” as obras no qual foram inspirados. Muitos dos que você citou, eu nem sabia que existia livro e olha que já assisti todos esses filmes. Bonequinha de luxo está na minha lista de possíveis leituras esse ano, mas como você, acredito que irei preferir mais o filme também, porque ele é simplesmente meu filme preferido da Audrey Hepburn, até o momento. Só fã incondicional da Audrey e esse filme é maravilhoso. Ótimo post, viu? Abraços

  11. Valnikson disse:

    No Brasil temos o caso de ‘Lisbela e o Prisioneiro’. Muita gente não sabe, mas o filme é baseado em uma peça de teatro lançada em livro, do excelente Osman Lins.
    Achei o post bastante interessante. Só não concordo com a adaptação de ‘Bonequinha de Luxo’. Apesar do filme ser um verdadeiro marco na história do cinema (a Audrey como Holly tornou-se um ícone), prefiro a densidade do texto do Capote.
    Um abração e parabéns! 😉

  12. Oi!
    “Jurassic Park” é ótimo! Até hoje eu assisto!
    E “A História Sem Fim” tenho o dvd com os dois filmes.
    Beijos!

  13. Talita Sodré disse:

    Dudaaa
    Muito legal o post. Eu realmente não sabia da existência de alguns livros.
    Super legal saber que filmes como Convenção das Bruxas também é livro. Eu passei minha infância assistindo esse filme.

    Parabéns pelo blog =)

  14. Iure Carvalho disse:

    A convenção das Bruxas é realmente o que eu não sabia.
    Adorei descobrir! 🙂

  15. Nilsen disse:

    Lembro até hoje de quando descobri que Jurassic Park, meu filme favorito DA VIDA, era baseado num livro HAHAH eu tinha tipo uns 15 anos e vi que ele estava esgotado na editora. No auge do desespero, consegui comprar num sebo do Mercado Livre o primeiro volume, e o segundo achei na livraria, se não me engano. São meus xodós <3

    Comecei a ler Psicose ontem e estou adorando! Também quero muito ler Bonequinha de Luxo e A História Sem Fim 🙂

  16. s_anoite disse:

    Ia morrer sem saber que ‘Convenção das Bruxas’ tem livro :O

  17. Lih Maria disse:

    Oiii =DD
    OMG Convenção das Bruxas é um livro?? *___*
    Indo procurar ele agora!!
    Amo Jurassic Park e acho que já perdi as contas de quantas vezes eu assisti…fui ver até em 3D no aniversario dele no cinema *-*
    Mas infelizmente não li ainda =//
    A Historia Sem Fim é lindo maravilhoso perfeito like a boss!
    Livro dele é magico e nossa meu favorito <33
    BJoos <33
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    • Eduarda Menezes disse:

      É um livro simmmmm 🙂 Se chama The Witches (As Bruxas, em português) e foi lançado aqui pela Martin Claret. Eu li a versão em inglês este ano e é muito legal ^^ É muito parecido, mas, ao mesmo tempo, tem uma coisa muito diferente do filme. hehe Você vai entender quando ler! 😉
      Sou louca pra ler A história sem fim e Jurassic Park <3
      Beijos

  18. Bruna Luzzi disse:

    Olá Eduarda! O meu blog, .viceconversa.blogspot.com.br, aborda justamente isso: livros que tem filme e filmes que tem livro! 😛

    Ainda está no inicio, mas estou me empenhando para deixar ele cada vez mais cheio de informação.

    Ei, eu tenho o epub do História Sem Fim! Posso te passar, se vc quiser!

    Ótima resenhas e dicas!

    • Eduarda Menezes disse:

      Bacana, Bruna! Aqui também faço postagens sobre roteiros adaptados vez ou outra. Não sei se você já viu.
      Quanto ao livro, prefiro comprar o exemplar mesmo. Aliás, já até comprei esse específico, mas a edição veio diferente e pedi para trocarem.
      Que bom que gostou do post. Obrigada!

  19. Bárbara disse:

    Ah, que post fofo! 😀
    Jurassic Park e História sem fim estão na minha lista de leitura para um futuro próximo!
    O meu blog começou uma seção chamada Com Pipoca, na qual vamos resenhar justamente esses livros que deram origem a grandes sucessos do cinema. Se quiser dar uma olhada, o link é: http://blogsemserifa.com/category/com-pipoca/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *