MENU

by • fevereiro 25, 2014 • ResenhasComments (35)2917

[Resenha] Esconda-se, de Lisa Gardner

Esconda-seEsconda-se é o segundo da série policial independente D. D. Warren, lançada no Brasil fora da ordem cronológica pela Novo Conceito. Há de se chamar atenção para esse fato, pois apresenta uma curiosidade interessante. Apesar do elo principal entre os volumes ser justamente a presença da detetive nas investigações, ela torna-se uma personagem secundária neste segundo, sendo Bobby Dodge o detetive de destaque.

Isso levanta uma questão interessante da qual eu não tinha conhecimento. Em uma nota da autora ao final, o leitor fica sabendo que a Warren não foi criada primordialmente como principal personagem dos livros, aliás, imagino que a autora não fazia ideia de que nomearia a série com o seu nome. Alone, primeiro da saga (ainda não lançado no Brasil), é igualmente protagonizado pelo Bobby Dodge e, apesar dos casos independentes, a leitura deste exemplar antes do primeiro traz spoilers do livro anterior, um problema que ainda não havia acontecido até o momento nas publicações de Viva Para Contar e Sangue na Neve, o quarto e quinto volume, respectivamente.

À parte o fato do Dodge carregar a investigação, é importante ter em mente que os livros da Gardner nunca colocam os holofotes unicamente no detetive, mas sim os divide igualmente entre investigador e vítima, um dos maiores diferenciais da Gardner no gênero policial. Em Esconda-se temos como protagonista tanto o investigador, como a jovem Annabelle Granger que, após anos de mudanças e troca de identidades sem ao menos uma explicação por parte de seus pais (já falecidos), vive sob um nome falso e não faz ideia do que temer, até o momento que descobre sua “morte” pelas mãos de um serial killer através do noticiário.

Desde o primeiro capítulo a autora consegue prender a atenção do leitor com um enigma intricado e a liberação de pistas escassas para esclarecê-lo. O mistério constante e a falta de explicações me prenderam de tal modo que não consegui mais largar. A Gardner tem esse efeito. Além do seu claro talento, o lado investigativo é bem descrito e construído, passando ao leitor a sensação de estar dentro de uma delegacia, acompanhando os casos ativamente, e não apenas assistindo-os.

Romances policiais sempre me passam aquela sensação gostosa de madrugadas insones, muito café e a predominância da noite como palco principal para os acontecimentos. O clima montado pela Gardner é um dos meus preferidos. Com a incerteza do que temer, ficava aflita pela segurança da protagonista sozinha em seu apartamento e, durante algumas passagens, senti aquele típico arrepio de expectativa, receio e medo.

Admiro a autora pela dedicação de sua pesquisa. Nota-se que ela sempre se preocupa em procurar saber sobre o que escreve para que seus leitores tenham a experiência mais “real” possível. Além do esforço, há, claro, o talento em elaborar tramas engenhosas que nos fazem duvidar sobre a veracidade das informações e o que está por trás das camadas aparentes. A explicação às vezes é simples, a exemplo dos grandes mistérios, ainda que esta em questão tenha trazido certa ironia e abusado das probabilidades. Mas com tantas qualidades foi algo que consegui relevar.

Título original: Hide
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 400
Gênero: Romance policial/Suspense
[rating: 5/5]
Cedido em parceria com a Novo Conceito

Related Posts

35 Responses to [Resenha] Esconda-se, de Lisa Gardner

  1. Estou experimentando o gênero policial com The Killing, do David Hewson. Esse tipo de trama está me conquistando! A cada página que passa vão aumentando as dúvidas e vem a vontade de querer descobrir o desfecho dos casos. É uma leitura que prende muito! Imagino que “Esconda-se” não seja diferente, com muito suspense e passagens intrigantes. Beijo, Duda!

  2. Gosto muitíssimo do trabalho dessa autora. São romances policiais extremamente bem escritos, o “clima” criado por ela é realmente um dos melhores nesse gênero. Como você, admiro a pesquisa que é feita para cada livro. Já li os outros dois livros publicados (Viva para contar e Sangue na Neve) e dá para perceber que uma pesquisa extensa foi feita. É uma pena eles terem sido publicados fora de ordem cronológica, na verdade já conhecemos Warren e Bobby no “futuro”. Estou louquinha para ler este novo livro e entrar novamente nessa atmosfera de suspense e medo!!!

  3. Cris Aragão disse:

    Eu sou fã de livros policiais e também adoro as tramas criadas pela Lisa Gardner, acabei de ler Sangue na neve alguns dias atrás e sempre são histórias que prendem desde o começo, também gosto muito das personagens femininas que ela cria, tão fortes e cheias de atitude.Pena que a editora não lançou os livros na sequência, acho bem chato isso porque por mais que as tramas sejam independentes é sempre melhor ler na sequência certa.

  4. Adoro romance policial.
    Sua resenha ta muiiito boa. Mas fiquei com uma dúvida, você disse que a novo conceito não publicou os livros na ordem, isso prejudica a leitura de alguma forma?
    Obrigada!
    Beijoo

    • Eduarda Menezes disse:

      Oi, Stefany,
      Em relação a esses três livros da série publicados aqui no país não prejudicam em nada. São casos únicos e independentes. Já em relação ao primeiro (não publicado no Brasil) acho que sim porque durante este segundo volume o detetive comenta vários momentos do caso do livro anterior, coisa que não se repete nos livros posteriores.
      Beijos!

  5. Daniela disse:

    Adoro luivros com uma pegada de mistério. Sou péssima para descobrir quem é mocinho ou bandido, então histórias assim sempre me prendem do início ao fim, haha.
    Tenho o “Viva para contar” da autora e que me ganhou super fácil!
    Tenho certeza que com este não será diferente!!

  6. Oi Duda, ainda não li nada da Lisa Gardner mas sua resenha me fez ter vontade de ler algum livro dela. Adoro histórias policiais e de suspense. Bjaoo

  7. Adoro demais romance policial… sou super fã de Agatha Christie… *–*
    então, ja ouvi falar muito sobre esse livro e sobre a autora… e fico com mais curiosidade de ler algo dela, adoro esses livros que prendem desde a primeira página e são cheios de enigmas, e no final te surpreende… não tem coisa melhor que isso… hahahahaha

  8. Natália Keli disse:

    Oi Duda.
    Tenho muita curiosidade em ler os livros dessa autora, porque sou apaixonada por romances policiais, cheios de investigação e mistério. Vou começar lendo “Viva para contar” e espero gostar muito.
    Beijos
    All My Life in Books

  9. Maiara Vieira disse:

    Eu adoro Thrillers policiais! Adorei a sinopse desse livro, nunca li nada da Lisa Gardner mas tenho muita vontade de ler sangue na neve.

    Bjão :*

  10. Eu gosto de livros de suspense, mas conheço muito pouco dos autores contemporâneos. Sua resenha, muito minuciosa, por sinal, me deixou hiper curiosa sobre essa série e sobre a autora. Ansiosa para ler! Parabéns pela resenha.

  11. Patricia disse:

    Adoro livro assim, quero muito ganhar o sorteio! 🙂

  12. Livros policiais são os meus favoritos e só falta esse para eu completar a colação da autora. To super curiosa para ler esse livro. Parabéns pela resenha.
    PS. esse marcador do livro é perfeito demais, amei!

  13. Milena Soares disse:

    Gosto muito de romance policial, e esse parece ser ótimo, fiquei bastante interessada em ler!

  14. Tâmara Moya disse:

    Oi Duda
    Adorooo romance policial e já quero ler todos os livros da autora! A narrativa parece ser fluída, consistente e inteligente, a autora amarra aos poucos todas as pontas de forma perspicaz. A história já começa arrepiante. Acredito que esse é um livro que nos provoca a todo momento. Fortemente psicológico! Livro cheio de surpresas e reviravoltas!
    Ótima resenha
    Bjuss

  15. Só vejo comentários positivos sobre esse livro, por isso estou tão ansiosa para ler, sem falar que é um dos meu gêneros preferido! Sua resenha só me deixou com mais vontade, rs

    bjs

  16. Não sei você, Duda, mas eu considero esse livro como o melhor dessa série. apesar de ser difícil essa escolha quando se tem três livros incríveis, personagens fantásticos, química perfeita (pelo menos gosto dessa relação da D. D. com o Bobby) e um cenário para nenhum leitor colocar defeito. Já me tornei um grande fã da Gardner e estou na torcida para que a NC lance os próximos livros o quanto antes, até porque é uma autora que não dá para ficar muito tempo sem ler. Ela é simplesmente incrível, principalmente por isso que você citou: a dedicação na pesquisa. Acho que poucos autores fazem isso com tamanha intensidade.
    Como gostei muito do livro, fico feliz que você também tenha gostado.

    Beijos,

  17. anne silva disse:

    amei a resenha …quero ler e ter esse livro

  18. Oi Duda!

    Eu não tenho o costume de vir aqui no seu blog e.e Estou sempre acompanhando suas postagens pelo youtube. Tenho que mudar esse costume. Acho seu blog muito bonito e bem organizado =)

    Tenho muita curiosidade de ler algo da autora, gosto muito de romances policiais apesar de não ter lido muitos. O que me deixou com um pouco de receio ao ler essa série foi exatamente esse problema da publicação fora de ordem.

    Quando a editora terminar de lançar todos, acredito que eu vá me aveturar =D

    Ótima resenha.
    Beijos.

    Gabriel – http://umpapoentrepaginas.blogspot.com.br/

  19. Nunca li nada da Lisa Gardner, mas só ouço falar (e leio) maravilhas sobre ela. Este parece ser uma ótima pedida pra começar.

  20. Ahhhhhh!!!! Não vejo a hora de terminar de ler “Viva para contar” para poder ler os outros livros da Lisa!!!!!!!!!!

    Ótima resenha Duda!!
    🙂

  21. oi duda adorei a resenha estou doido para começar a ler mas talvez só leia quando a editora lançar todas pois não gosto de ler sem previsão de lançamento adorei esse seu marcador e estou participando do sorteio

  22. ai! mai uma série policial para eu ficar viciadissima! gostei muito de ter uma detetive porém não aguento mais o velho probelma de ter que ficar esperando os primeiros livros serem lançados depois dos ultimos….

  23. Jois Duarte disse:

    Lisa Gardner é uma das minhas autoras favoritas. Li Viva para Conta em um dia – dia e noite – e fui trabalhar feito um zumbi no dia seguinte hahahahahaha

    Não contente com o meu péssimo desempenha daquele dia fiz a mesma coisa com Sangue na Neve… mas é que as histórias são muito boas, não dá pra parar!

    Só fico chateada pela editora não publicar a série na ordem =/

  24. Ceile disse:

    Oi, Duda!
    Ainda não li Lisa Gardner, mas a cada livro dela que chega eu faço uma promessa de fazê-lo rs.
    Eu não leio muitos policiais, mas por falta de costume mesmo – vou sempre deixando para depois.

    Espero começar com a Lisa logo =)

    Uma pena essa bagunça na publicação, muitos livros policiais sofrem disso, tipo os do James Patterson =/

    Beijos!

  25. Shadai disse:

    adoro romance policial.
    confio na resenha de que esse seja ótimo, mas quando o final se mostra “forçado” por ter uma probabilidade pequena, me incomoda um pouco.

  26. Regilene Dias disse:

    Livro muito interessante. Gostaria de ler, pois não me lembro ter lido algum livro do gênero. A história parece ser daquelas que prende.

  27. Aione Simões disse:

    Sempre lembro de você ao ver um livro da autora e, por causa da sua empolgação, me joguei nos livros dela e também virei fã! Só não li ainda o Viva Para Contar que, suspeito, tenha sido seu favorito até o momento hehe!
    Concordo com você em tudo e assino embaixo no que disse.
    Eu fiquei confusa no começo quando vi o foco no Bobby, e até mesmo fui conferir se a série realmente levava o nome da D.D. Warren rsrs…
    Só achei uma pena pelo fato de a história ser um spoiler de Alone. Quando (ou “Se”) a Novo Conceito lançá-lo, a leitura vai ser bem menos surpreendente. Ainda assim, acho que não vai ser menos agradável!
    Beijão, querida!

  28. Willian disse:

    Resenha contagiante, revelando pontos importantes do livro, convidando à leitura, vale a pena conferir

  29. Fernanda disse:

    Esse livro foi uma descoberta na minha vida, nunca tinha lido nenhum livro do genero romance policial, e assim que peguei esse, fiquei completamente encantada e estou para ler outros livros não só desse mesmo genero, mas também da autora.
    Ótima resenha!

    Beijos

  30. Estou doida para ler este livro!!!
    Parabéns pelo blog!

  31. Lucas Borges disse:

    Parabéns pela resenha! Ela me deixou com bastante vontade de ler e torcendo para que eu possa fazer isso com o exemplar desta promoção =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *