MENU

by • março 19, 2014 • ResenhasComments (4)1187

[Resenha] A Causa Secreta e Outros Contos de Horror, Vários Autores

 

A junção de grandes autores consagrados pela literatura universal em um único lugar só pode resultar em algo bom. A Causa Secreta e Outros Contos de Horror traz em suas poucas páginas histórias escritas por Edgar Allan Poe, Machado de Assis, Bram Stoker, Robert Louis Stevenson, Guy de Maupassant e Arthur Conan Doyle.

Uma característica que quase todos os contos têm em comum é a preocupação em montar o clima ideal para o leitor sentir-se inserido nas tramas de suspense. Os escritores se preocupam em descrever detalhes do local para montar uma atmosfera propícia ao horror através de ambientações bem construídas.

“Quando acendia a lâmpada, à noite, e a luz sinistra e bruxuleante brincava por aquele ambiente sombrio e bizarro, ao som das lamúrias do vento varrendo a imensidão sorumbática, o efeito era mais do que perfeito. Ali estava, por fim, o vórtice escuro do fluxo apressado da vida onde me seria permitido descansar em paz, olvidando e olvidado.” – Trecho de O Cirurgião de Gaster Fell, de Arthur Conan Doyle.

Em cada enredo apresentado o horror aparece de forma diversa. No conto do Poe, temos a Morte como punição para os males da humanidade adquirindo um aspecto mais sobrenatural. Já A Causa Secreta, de Machado de Assis, apresenta um horror mais psicológico proveniente de uma personalidade cruel e distorcida. Um dos mais congelantes, na minha opinião, foi o do Bram Stoker que personifica o mal despertado na figura de um gato justiceiro. Creepy as hell!

Enquanto uns permanecem no universo possível, outros passeiam pelo sobrenatural descarado ou velado, este último sendo os casos de A Mão e O Rapa Carniça, de Maupassant e Stevenson, respectivamente. À parte O Médico e o Monstro (grande sucesso do Stevenson), já havia lido outro conto de horror de sua autoria e, somando-se a essa nova experiência, vejo que o autor realmente está à vontade no gênero, tanto no toque sobre-humano quanto na progressão dos questionamentos internos dos personagens e dualidade interna do ser humano para o bem e para o mal.

O meu preferido não foi bem uma surpresa e veio na forma do conto mais extenso (41 pág), escolhido para fechar a coletânea. O Cirurgião de Gaster Fell, de Arthur Conan Doyle (criador de Sherlock Holmes) é o que mais entrelaça mistério com horror e traz a progressão de um suspense onde o leitor não entende muito bem o que está acontecendo, mas anseia por esclarecimentos.

Em um conjunto de narrativas inteligentes e bem articuladas, a Boa Companhia acertou na reunião de bons trabalhos de grandes mestres da escrita em um só lugar. Pena que o resultado é curto, mas essa é justamente a intenção das pequenas antologias temáticas da editora, visto que os contos já haviam sido anteriormente publicados em exemplares diversos da Companhia das Letras, agora reunidos em uma versão especial de rápido consumo para os amantes e curiosos do gênero.

Título original: A causa secreta e outros contos de horror
Editora: Boa Companhia
Número de páginas: 152
Gênero: Terror/Coletânea
Cedido em parceria com a Boa Companhia

Related Posts

4 Responses to [Resenha] A Causa Secreta e Outros Contos de Horror, Vários Autores

  1. Oi, td bom?

    Acho que nunca li uma coletânea de horror, na verdade, acho que li pouquíssimos livros com essa temática. Sou muito medrosa e como eu moro sozinha, quando tento ler a noite um livro assim, morro de medo! haha
    Mas adoro essa sensação de friozinho atrás do pescoço.
    Aliás, que capa linda!

    Beijos
    http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br

  2. Tenho vontade de me dedicar mais a leitura de contos porque sei que nesse aspecto sou muito falha e estou perdendo muito. Também sou ausente com literatura de horror, só li O médico e o monstro e Frankenstein, além disso, mais nada. Fiquei curiosa, mas ainda não seria uma prioridade de compra, embora reúna clássicos da literatura.

  3. Paula Barbosa disse:

    Poe e Doyle, dois grandes escritores que marcaram minha infância. São demais mesmo. Muito boa a postagem.

    http://porentrelinhaseestrelas.blogspot.com.br/

  4. Lindsay Leão disse:

    Oi Duda,

    Nossa, que diferente uma coletânea de contos de terror! Muito bom, diferente e provavelmente assustador, não?
    Amei essa capa e pelo quote escolhido já senti até um friozinho na espinha rsrs
    Que medo!
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *