MENU

by • abril 20, 2014 • FilmesComments (7)1170

Coelhinho, o que trazes pra mim? Um susto, dois sustos, três sustos assim!

Será que na Páscoa é permitido fugir totalmente do assunto livros para falar sobre o filme com o coelho mais bizarro da vida? Há séculos eu tinha curiosidade de assistir Donnie Darko, até que resolvi parar de procrastinar coisas legais e coloquei no Netflix pra ser feliz.

Donnie Darko (6)

Protagonizado por Jake Gyllenhaal (Príncipe da Pérsia), o longa, lançado em 2001, traz no núcleo auxiliar de atores Jena Malone (Jogos Vorazes: Em Chamas), a irmã do Jake na vida real e no filme, Maggie Gyllenhaal (Batman: O Cavaleiro das Trevas), Drew Barrymore e Patrick Swayze. Você também verá alguns outros rostos conhecidos ao longo do filme.

A bizarrice já começa na sinopse. Donnie acorda certo dia ao som de uma voz estranha. Preciso parar para comentar que eu estava usando fones de ouvidos de madrugada para assistir o filme no computador e pulei da cama quando a voz mais creepy da Terra soou no meu ouvido de repente, mas relevemos. Essa voz o leva até o quintal onde o coelho (socorro, pesadelos) o avisa que o mundo irá acabar em 28 dias.

Donnie Darko gif

A caminhada noturna foi justamente a sorte de Donnie porque na mesma noite uma turbina de avião coming from nowhere cai exatamente em cima de sua cama, fato que o teria aniquilado de cara. No outro dia a casa é isolada e vem uma cambada de agentes dos EUA para levar o objeto estranho, mas ninguém consegue adivinhar de onde o dito cujo surgiu, afinal, os aviões estão sãos e salvos por aí.

Essa é a premissa básica, mas é claro que muito mais surge daí. Acontecimentos estranhos, uma velhinha bizarra que parece saber de algo e aparições do coelho na calada da noite são recorrentes (assisti tudo numa boa, com os olhos bem abertos, cof, cof). Donnie percebe que algo esquisito está acontecendo, apesar de não cogitar realmente que o mundo irá terminar, mas segue indo para o colégio, se apaixonando pela mocinha e tendo o que qualquer psicólogo chamaria de alucinações pra lá de preocupantes.

Donnie Darko gif 2

Adorei a bizarrice do filme, mas, acima de tudo, adorei como ele prende a atenção. Além de ótimas atuações (agora gosto ainda mais do Gyllenhaal), a trilha sonora é ótima e o final é mindblowing, você fica conjecturando várias hipóteses das mais complexas em sua mente quando algumas coisas começam finalmente a se encaixar, principalmente nos últimos trinta minutos de filme.

– Por que você usa essa fantasia idiota de coelho?
– Por que você está vestindo essa fantasia ridícula de homem?

Quando enfim terminei de assistir lá pras 4 da manhã, não consegui dormir até pesquisar na internet para ter certeza do que finalmente havia ocorrido e não me surpreendi ao constatar que há vários sites com diversas teorias sobre o assunto, sendo ESTE o mais completo que achei. As explicações abarcam tudo que você pode imaginar, fica claro que o pessoal realmente se deu ao trabalho de analisar o filme a fundo e considerar todas as possibilidades existentes destrinchando o que se encaixaria ou não.

Donnie Darko gif 3

Só posso dizer que acho uma pena ser tão difícil encontrar este filme passando na televisão, e agradeço muito ao Netflix por isso. Por mais estranho, esquisito e bizarro que seja, adorei cada pedaço da história, o suspense gradativo com mesclas de drama (tão em falta nos filmes atuais), e a criação de um roteiro que foge completamente do lugar comum e levanta tantas possibilidades e discussões. Apesar de nunca mais ver os coelhos da mesma forma (por que vocês acham que eu lembrei deste filme justamente hoje?), deixo aqui como sugestão na intenção de traumatizar estimular algo diferente para assistir no clima de Páscoa.

 

Related Posts

7 Responses to Coelhinho, o que trazes pra mim? Um susto, dois sustos, três sustos assim!

  1. Evelyn disse:

    Esse filme é muito bom! Eu também adoro o fato de ele não ser nada clichê e também não resisti e fui confirmar algumas coisas que eu tinha percebido ao longo do filme na internet logo depois de assistir. Acabei descobrindo várias coisa que eu nem tinha percebido hehehe!

    Bjs!
    http://newromantic.net

  2. Quando eu assisti nem quis ver teorias sobre o filme pra eu não surtar de vez. Mas até hoje me pergunto se eu entendi o final do filme. haha

  3. Mariana FS disse:

    Oi Duda!
    Tenho que seguir o seu exemplo: eu também tenho muita curiosidade de assistir Donnie Darko há séculos, mas nunca sento para assistir. Shame on me. Preciso resolver isso logo (até porque já prevejo que vou querer ver e rever e rever…já que o final não é dos mais fáceis. Adoro filmes assim)
    PS.: Confesso que li só o comecinho do post para não pegar nenhum indiciozinho de spoiler, rsrs.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    • Eduarda Menezes disse:

      Vale super a pena, Mari!
      Ah, e podia ler sem problema porque não soltei nada perto de um spoiler. haha
      Só o básico mesmo, e o que tem de sinopse está justamente no comecinho do post rs
      Beijo!

  4. Nossa, so creppy!
    Não sei como você teve coragem de vê-lo de noite. Mesmo o coelho não sendo um “it” da vida, ele é horroroso. “Nussenhora!” hahaha.

    Mas confesso que fiquei MEGA curiosa e se tem no netflix, de repente, me aventuro algum dia desses.

    Valeu pela dica!!
    Beeeijos!

  5. Eduarda, esse filme é incrível! Lembro de tê-lo assistido por causa da música.
    Em 2006, 2007, eu acompanhava um seriado chamado Jericho e em um dos episódios eles tocaram Mad World. Na hora fui no Orkut – sim, lá mesmo – procurar mais informações sobre a música e descobri a respeito de Donnie Darko. Na mesma semana baixei o filme e fui assistir. MEU DEUS! Lembro de ter ficado dias com a história na cabeça, formando teorias. Daí, minha irmã assistiu e ficamos discutindo sobre o filme.
    É uma pena, como você disse, que o filme não passe tanto na tv, né? Comprei o DVD há uns anos e, se não me engano, não é a versão do diretor (que deve ser a do Netflix), e achei bem estranha. Com cortes, sei lá. Vou pesquisar mais 🙂

    Adorei o post e é uma ótima dica de filme!

    Beijos

  6. Shadai disse:

    um dos meus filmes preferidos de todos os tempos.
    lembro que assistia sempre que passava na hbo quando ele foi lançado, e anos depois consegui comprar com muito custo o dvd.
    esse filme é sensacional, e foi nele que conheci aquela que se tornou minha atriz favorita (e também paixonite): Jena Malone, que hoje em dia é super famosa por causa de Em Chamas.

    legal você ter assistido esse clássico cult moderno, e gostado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *