MENU

by • outubro 15, 2014 • ResenhasComments (64)4389

[Resenha] Mentirosos, de E. Lockhart

Capa provisória utilizada na prova do livro

Consigo contar nos dedos de uma mão a quantidade de YAs (literatura jovem adulta) que li este ano. Ando um pouco desgastada do gênero e são poucos os que tem me chamado atenção. No entanto, contaminada pelo burburinho que Mentirosos tem gerado na internet, e acreditando encontrar algo diferente, me senti impelida pela leitura.

O enredo é ambientado na ilha particular da família Sinclair, um grupo abastado de pessoas que se reúne todos os anos para passar o verão juntos. À parte intrigas familiares, com disputas e brigas de herança por parte dos mais velhos, os jovens da família preferem se manter afastados e passam seus dias num idílio particular, vagando e brincando pela ilha. Tudo irá mudar irremediavelmente no verão dos 15 anos, quando um misterioso acidente apagará a memória de Cadence, a primogênita dos netos da família.

“Gat, Mirren, Johnny e eu. A família se refere a nós quatro como os Mentirosos, e é provável que mereçamos. Temos quase a mesma idade, e todos fazemos aniversário no outono. Quase todos os anos causamos problemas na ilha.”

Narrado em primeira pessoa, começamos a acompanhar a história 2 anos após o acontecimento principal, responsável pela amnésia seletiva da personagem. Por mais que tente, Cadence não consegue lembrar o que aconteceu naquele verão e sofre com terríveis dores de cabeça desde então. É apenas no verão dos 17 que sua mãe permite sua volta à ilha, onde ela fará de tudo para reconstruir seus passos e recuperar a memória perdida.

 Mentirosos pode facilmente ser considerado um YA de mistério. O que me impeliu na leitura foi justamente a vontade de saber o que havia acontecido de tão terrível no passado da personagem e o porquê de sua família claramente esconder algo dela, até mesmo as crianças. Achei a linguagem bem simples (mas vai lá, é voltada para um público jovem mesmo). A autora escreve frases curtas, direto ao ponto. Algumas coisas me pareceram desnecessárias, mas é um estilo que funciona bem com os mais novos, tornando a leitura mais ágil.

Eu tinha visto tantos comentários relacionados à escrita maravilhosa da autora que me senti perdida ao não entendê-los. Ela usa umas metáforas legais – mas também normais – de vez em quando. Não me sinto inclinada a exaltar nada nesse sentido. NO ENTANTO, – sim, aqui está – algo digno de mérito é a estrutura narrativa utilizada pela Lockhart. Nesse quesito, ela fez muito bem, e eu só me dei conta disso a partir de determinado momento, porque sim, ela me pegou de surpresa. E eu adorei isso.

 A questão é: uma vez finalizada a leitura é possível enxergar o livro com outros olhos. Um flashback passou pela minha cabeça e comecei a visualizar pequenas coisas que havia passado batido e fui encaixando tudo no seu devido lugar. Então sim, palmas pela ótima construção narrativa da autora que soube onde e quando encaixar suas cenas e conduziu o leitor muito bem até o derradeiro clímax.

O livro me agradou bem mais do que eu achei que o faria ao longo da leitura e foi só aí que entendi todo o burburinho gerado. O enredo possui certa lição de moral ao trazer o peso gerado por nossas ações e toda a impulsividade pura e ingênua da juventude, tornando a leitura altamente recomendável para os mais jovens e interessante o suficiente para entreter os mais adultos.

Título original: We Were Liars
Editora: Seguinte
Número de páginas: 272
Gênero: Young Adult
Cedido em parceria com a Seguinte

Related Posts

64 Responses to [Resenha] Mentirosos, de E. Lockhart

  1. Thatiane disse:

    Estou cada vez mais ansiosa para ler esse livro. Adoro histórias de mistério e pelos comentários positivos que tenho visto, acredito que seja um YA que valha a pena investir!

  2. Oi, Duda!

    Mais uma vez o comentário sobre mais um livro seu lido é demais! A maneira como você passa as informações do livro é mesmo incrível. O livro de fato demonstra ser bem interessante e me deixou com muita vontade de ler o livro.
    Obrigada, valeu por mais esta resenha!

  3. Mauren Pinho disse:

    Não conhecia o livro, mas agora fiquei curiosa pra ler!

  4. Camila K. disse:

    Tá um suuuuper burburinho com esse livro. Já estava curiosa mas agora fiquei mais ainda. Gosto de livros que pegam a gente de surpresa e que fazem a gente pensar ‘como não vi isso antes?’ (coisa de quem ama Agatha Christie). Quero muuuuito ler!
    Adorei a resenha, Duda!

    Beijos

  5. Eu já estava com vontade de ler Mentirosos faz um tempinho, sempre vejo cometários do mesmo. Depois dessa resenha bem explicativa, eu necessito muito ler esse livro….

  6. Anastacia disse:

    Esse livro esta causando mesmo ….
    Estou muito curiosa para ler esse livro , sua resenha ficou ótima 😉

  7. Eu tenho andando louca por esse livro desde que soube que iria lançar. Na verdade, estou louca por qualquer livro da E. Lockhart desde que li O histórico infame de Frankie-Landau Banks. Essa questão de a autora conseguir escrever de maneira tão simples que no final somos pegos de surpresa com tantos detalhes que ela nos deu e deixamos passar despercebidos que me encanta! Toda a construção das histórias dela são sensacionais, e é por isso que sou apaixonada por qualquer livro dela!
    Confesso que não sabia muito sobre o enredo do livro e já o queria, mas agora, sabendo um pouco mais, estou ainda mais curiosa pra saber o que foi que aconteceu nesse verão misterioso.
    Adorei a resenha!!
    Beijos

  8. Drielly S. disse:

    Arrasou na promo Duda, estou doida por esse livro. Todo mundo que está lendo a prova, está fazendo comentários maravilhosos sobre o livro. Com a sua resenha não foi diferente, aumentou mais a ainda minha vontade de ler.
    Vou participar com certeza!
    Bjus!

  9. Duda, fiquei feliz que vc tenha gostado pois vc é uma das poucas blogueiras que eu “confio” no gosto hahaha Eu to loooouca por esse livro desde antes dele ser lançado pois eu amei O Histórico Infame de Frank Landau-Banks que também é da E. Lockhart, e fiquei com aquela vontade de ler todos os livros dela! Eu só não gostei muito da capa brasileira, a americana é tão linda, sei lá, eu acho que prefiro essa capa provisória do que a definitiva huahauhauhau Ótima resenha, como sempre!

    • Eduarda Menezes disse:

      Obrigada, Deb! ♥
      hahaha Eu também prefiro a provisória do que a definitiva. Estava comentando hoje mesmo que não gostei da capa final, e também concordo que a americana é melhor.

  10. Nadia Viana disse:

    Oi, Duda. Eu adorei outro livro dela: “O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks ” e tenho muita vontade de ler outros livros da autora. E pela sua resenha, acho que vou gostar também. Essa promoção é muito bem vinda. 🙂
    Beijos.

  11. Willian disse:

    Resenha bem trabalhada, destacando pontos relevantes do livro, convidando todos a mergulhar de cabeça nessa leitura

  12. Lindsay Leão disse:

    Oi Duda,

    “Mentirosos” parece ser bem legal. Quando comecei a ler comentários sobre esse livro na internet, sinceramente não sabia o que esperar. Sabia que se tratava de um YA, mas até então nada havia me chamado a atenção. Até que li a sua resenha e descubro que trata-se de um YA de mistério, hum…gostei disso! E como confio no seu bom gosto acredito que seja um bom livro. Vou comprar assim que a minha lista de livros a ler diminuir rsrsrs
    Ou quem sabe eu tiro a sorte grande e consigo ganha-lo no sorteio aqui do blog, né? Enfim, Boa Sorte pra mim! rsrsrs
    Beijos

  13. Nossa toda vez que leio uma nova resenha desse livro fico mais ansiosa por ele, JURO!
    Que tal misterio é esse pelo amooooor de Deus, não, não me conte, rsrs, quero descobrir sozinha! rsrs

    Adorei a resenha e quero conferir como é essa escrita.

  14. participando e torcendo!!

  15. Lise disse:

    Oi Duda, tô lendo nesse momento duas resenhas do livro.
    Eu adoro quando um autor consegue isso. Uma leitura que “vá lá” e repentinamente você se dá conta que ele te pegou, e te conduziu e você nem deixou, porque sequer se deu conta.

    Fiquei bem curiosa pela leitura.

    liliescreve.blogspot.com

  16. morgan rose disse:

    Este livro me vem chamando muito a atenção faz tempo. E agora que eu vi que tem mapa então. To muito curiosa pra ler. 🙂

  17. Bom dia.
    Confesso que não achei essa capa nada atrativa e, com isso, confesso que compro muitos livros pela capa…mas pelo que li sobre ele, parece que tem um enredo bem intrigante e misterioso, e a escrita da autora surpreende no final. É como você disse, é aquele enredo que, no final, você encaixa os mínimos detalhes e aí sim tudo faz sentido.
    Estou com muita vontade de ler! Espero ganhar em sua promoção.
    Bjs.

  18. De uns tempos pra cá dei uma pausa dos livros YA! Mas achei super bacana essa resenha, e pretende ler em breve.

  19. Lucas Ribeiro disse:

    Já tinha vontade de ler esse livro desde que o vi na Amazon americana e não sabia que tinha sido publicado no brasil. Agora com certeza irei lê-lo.

  20. Quando vi a capa e a historia achava que não era tão bom, mas pelas resenhas que li vejo que estava enganada. Muita gente fala muito bem de Mentirosos. Vi pessoas que ficaram de queixo caído com o final, estou louca para ler este livro. Parece ser ótimo e surpreendente. Adoro estes livros onde tem mistérios, suspense, são meus preferidos.

  21. Esse é umas das poucas leituras favoritas desse ano para mim. Li em inglês no Kobo, me surpreendi e adorei a história! Ainda sinto um aperto na garganta quando falo do livro para alguém. Ele foi incrível e com um desenrolar inesperado.
    Queria muito ter Metirosos em mãos e já teria comprado se não fosse essa capa horrível da edição brasileira!

  22. Juliana disse:

    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro e se apenas tivesse visto na livraria provavelmente passaria batido, porque achei essa capa bem feinha =/

    Mas todos os livros que li por indicação sua aqui no blog eu gostei, e essa parte de mistério me deixou com bastante vontade de ler também!

    • Eduarda Menezes disse:

      Muito bom saber que gostou das indicações/leituras, Juliana 😀 Fico feliz!
      Vale lembrar que essa da foto não é a capa original do livro, apenas a prova temporária. Vou até te dizer que curti a amarelinha, viu? hehe Pode não dizer muita coisa, mas acho que combinou com a atmosfera ensolarada da ilha.

  23. Olá, Duda.

    Já tem umas três semanas que tento guardar dinheiro pra comprar esse livro, porque já tinha lido outras resenhas em alguns blogs, e bateu aquela vontade de ter o livro, rs.
    Enfim, gosto de livros que são narrados na primeira pessoa, assim, faz com que você participe do livro mais fielmente. Pelo menos eu sou assim, ou seja, me sinto parte da personagem.
    Diferente de Mar da Tranquilidade de Katja Millay, que a personagem principal quer esconder o passado a todo custo, Cadence quer lembrá-lo, algo que foi te tirado.
    Eu gosto de leituras simples, porque como minha vida é de correria, então a rotina pede uma leitura simples e fácil. Só quando posso abusar do tempo que invisto em leituras mais complexas.

    Até uma próxima, Duda.
    Um beijo!

  24. E ah, já ia esquecendo… Quando sai o resultado do sorteio?

  25. Gabriela disse:

    Eu fiquei muito curiosa a respeito desse livro, principalmente por ter sido tão bem comentado lá fora, amei a sua resenha! A capa original é tão bonita, eles podiam ter mantido a mesma, mas até que eu gostei da amarela e da oficial. 😀

  26. Oi Eduarda, tudo bom?? Confesso, que tinha imaginado outra coisa quando vi o título do livro…Ao ir lendo ua resenha, fui percebendo meu engano e vendo que o livro era incrível. Fiquei muito curiosa pra saber o que ocorreu, e como isso afetou a vida dos amigos de Cadence. Amei a diagramação do livro.Preciso muito ler esse livro, o mistério está me deixando doida..srrr

    bjs e parabéns pla resenha.

  27. Emily disse:

    Amei a resenha!Quero muito ler esse livro, parece ser genial!

  28. Gosto muito deste gênero e, após a resenha, fiquei mais curiosa para lê-lo!

  29. Depois de ler tantos elogios sobre esse livro, estou desesperada para saber o que aconteceu com a Cadence para ela ter essa perda de memória. Todas as resenhas que leio por aí a nota é máxima, dizem ser um dos melhores do ano… que a sorte esteja comigo no sorteio. 😉

    vsg_caue@hotmail.com

  30. Pamela M. disse:

    Eu preciso desse livro!!! Desde o lançamento eu estou doida pra ler ele, e agora só vejo as pessoas elogiando, então quero mais ainda. Quero saber o que aconteceu pra te surpreender. Com certeza vou ler esse livro, só espero que seja logo hahahah
    Bjs

  31. Suas resenhas são sempre maravilhosas! Já estava com vontade de ler, e agora estou mais ainda. Parabéns pelo blog e pelo canal, te acompanho sempre. Beijos!

  32. Rudynalva disse:

    dUDA!
    O livro é espetacular!
    Não podemos acreditar em nenhum dos personagens e ainda a autora deixa o final para acreditarmos ou não, bem interessante e diferenciado.
    Quero demais ler.
    Participo e divulguei no blog.
    Vote consciente!!
    Bom final de semana!
    Cheirinhos
    Rudy

  33. Viviane disse:

    Nunca tinha ouvido falar sobre o livro. Mas a sua resenha me deixou muito curiosa. Estou louca pra lê-lo.

  34. Amei a resenha. Tô doida para ler esse livro, doida mesmo.
    Doida para saber qual é o mistério, o pq dos mentirosos. TUDO.

    Vai entrar para minha listinha, sem dúvida.
    Bjs DUDA.

  35. Eu adorei a resenha, de verdade, eu fiquei sabendo do livro por meio de um video seu e eu fiquei tentada com ele, de verdade, e quando vi que você estava fazendo sorteio, eu morri! Gostei bastante da forma como você descreveu o livro e mesmo assim não deu spoilers, além de aumentar minha curiosidade nele!

  36. Todo mundo falando bem desse livro! Tô muito curiosa pra ler. Adorei a resenha, Duda! Beijos

  37. Giovana Kalar disse:

    Mesmo já sabendo o final (vi um vídeo com spoilers) ainda sim, quero ler esse livro, achei bem legal hahahaha

  38. Ane Silvia disse:

    Estou bem ansiosa para ler este livro,pois só vejo bons comentários sobre ele.
    Beijokas

  39. Pat Zanetti disse:

    Oi Duda, ja queria esse livro quando foi lançado em ingles ! Boa sorte para mim no sorteio, quero muito. buo

  40. Camila disse:

    Maravilhosa resenha! Já estaava com vontade de ler, agora então! Já estou participando do sorteiooo =)

  41. Carla disse:

    Oi Duda,

    Sua resenha ficou ótima. Gostei dos comentários acerca da narrativa da E. Lockhart. Não tinha lido nenhuma resenha sobre o livro, apenas visto algumas meninas estrangeiras comentando sobre ele no Youtube.

    Na verdade, apesar da sua ser a edição de prova, achei bem legal essa capa amarela. 😛

    Beijos!

  42. Não sou dada aos YA sem sobrenatural, acho que soa mto superficial na maioria das vezes. Mas independente de idade um bom mistério me atrai mtooo!

    Miquilis

  43. Eu gosto bastante de YA’s que são mais levados para o lado do mistério e thriller psicológico!
    Acho que vou gostar bastante desse, estou ansiosa para lê-lo.

  44. Érica disse:

    Parece ser uma ótima história, despertou minha curiosidade!

  45. Amo o gênero, desde que bem escrito. É ótimo para desestressar, essa leitura leve e gostosa. Como também amo mistérios e finais surpreendentes acho que vou amar este livro.
    Já aconteceu comigo de gostar mais ou menos de um livro durante a leitura e ele subir no meu conceito com o final, te entendo rs.

    ;*

    P.s.: está rolando sorteio lá no meu blog também, se quiser conferir: http://espeloteadaepatricinha.blogspot.com.br/2014/10/resenha-e-sorteio-tipo-destino-susane.html

  46. Sueli Cobbos disse:

    Amo histórias de mistério e estou com muita
    vontade de ler esse livro e desvendar o que
    há por traz das mentiras.
    suquinha@gmail.com

  47. Duda,
    Desde o primeiro livro da autora, O Historico Infame de Frankie Landau Banks, fiquei interessada em conhecer a escrita. Agora não sei por qual começar. Esse livro parece realmente ser ótimo, e por enquanto não estou cansada dos YA, não estou tendo é muito tempo para ler, por causa da faculdade.
    Tão logo for possível pretendo comprar os dois exemplares e me jogar na leitura.
    Beijos

  48. Regilene Dias disse:

    É verdade que com tantos comentários bons sobre o livro, não tem como não querer lê-lo. Vejo que a história tem um ar misterioso e que prende o leitor. Espero breve poder lê-lo.

  49. Duda, essa é a primeira resenha que leio desse livro e confesso que me interessei bastante pelo assunto, mesmo sendo voltado para um publico mais jovem, fiquei bem curiosa pra saber o que houve pra que a personagem perdesse a memória e tudo mais o que acontece, e como voce garantiu que a autora escreve muito bem e sabe conduzir a historia, me interessei mais ainda pelo livro, espero ler em breve, bjão!

  50. Karen disse:

    Eu gostei da resenha, mas infelizmente esse ano não li muitos YA. Gostei do enredo e do personagem principal sofrer de amnesia pois o leitor acaba descobrindo pouco a pouco o que se passou nesse verão dentro dessa ilha particular. Espero ler o livro em breve.

  51. Gostei dessa historia, e uma trama muito bem desenvolvida. A narrativa parece ser daquelas em que prende o leitor do inicio ao fim, sem duvida quero ler esse livro!!

  52. Flávia disse:

    Leitora ávida por livros de todos os gêneros, os atuais e “na moda” estão por me saíram maçantes e de pouca relevância no quesito ‘interessantes’.
    Sua resenha sobre mistério e lição de moral me trouxe a curiosidade que a muito não sentia.
    Apesar dos e-books serem de fácil aceso e de melhores conservações; não há nada como o sentir do livro, principalmente os de mistério, em sua suma importância em nossas mãos. O virar a página sentindo a textura do e o cheiro que o papel emana mesmo depois de vários anos.
    Eis um livro, que por sua resenha, merece ser levado em consideração e obtido!

    Obrigada!

  53. Isis Barreto disse:

    Tantos blogueiros estão falando tão bem deste livro que estou doida pra lê-lo! Adorei a resenha, adoro o jeito como você transmite sua opinião!
    Bjs!!
    Ps: Não sei se só eu acho isso, mas essa capa da prova está muita mais bonita que a original!

  54. Maria Clara disse:

    TRAGICAMENTE, MAGICAMENTE E ABSOLUTAMENTE PERFEITO !!! Não tenho palavras para descreve-lo e nem para agradecer a minha mestre, minha mater e a pessoa que tem para sempre minha gratidão E. Lockhart, dito isso só tenho uma coisa para dizer :’Seja um pouco mais gentil do que precisa ser”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *