MENU

by • abril 23, 2015 • ResenhasComments (45)8799

[Resenha] Paixão ao Entardecer, de Lisa Kleypas

Beatrix sempre foi uma das minhas personagens preferidas dos Hathaways. A caçula da família tem a personalidade mais peculiar e levando em consideração a falta de convencionalidade de seus membros, sua excentricidade durante a regência inglesa não quer dizer pouco. Estava receosa do que esse livro me traria. Por ter adorado todos os outros da série, esperava bastante do final, tanto por ser o último quanto pela protagonista, e fiquei receosa quando a sinopse não me cativou tanto assim.

Paixão ao entardecerNeste quinto e último da série, Beatrix começa a se corresponder por cartas com um capitão inglês em plena guerra. O rapaz, antes arrogante e superficial, se mostra muito mais do que ela podia ver na superfície quando se encontraram e passa por um momento sombrio devido ao campo de batalha. O problema é que o moço acha que está falando com sua pretendente, uma amiga de Beatrix chamada Prudence, que acha perda de tempo gastar suas horas escrevendo e não se importa que outra pessoa responda em seu lugar, contanto que nunca mencione tal fato e se mantenha fora do caminho.

Acontece que eu não gosto desses mal entendidos e livros que fazem uso de tais artifícios geralmente me irritam. Contudo, fico mais do que feliz em afirmar que Paixão ao Entardecer foi na contramão e me conquistou desde o início. As cartas entre Beatrix e Christopher possuem uma sensibilidade muito bonita, algo que a autora sabe passar muito bem em suas palavras, e, apesar de açucaradas e até meio piegas, me ganharam demais e me convenceram do amor entre os protagonistas, mesmo na completa falta de contato pessoal.

“Caríssimo Christopher,
Não posso mais escrever para você.
Não sou quem acha que sou.
Não tinha a intenção de enviar cartas de amor, mas foi isso que elas se tornaram. No caminho até você, as palavras se transformaram nas batidas do meu coração gravadas em papel.
Volte, por favor, volte para casa e descubra quem sou.
(sem assinatura)”

A impetuosidade e força de Beatrix deixaram claro que aquele não seria o papel de uma coitadinha. Assim que o capitão volta da guerra está disposto a encontrar a mulher que povoou seus sonhos e nota que sua vizinha parece preencher todos os requisitos. Esse jogo de sedução e sentimentos me manteve colada à leitura até tarde da noite. Eu simplesmente não conseguia parar até que ambos se declarassem, mas me divertia imensamente ao longo do caminho quando as coisas ainda não estavam exatamente às claras, justamente o tipo de situação que costumo odiar.

A diferença é a escrita sensível e gostosa de Lisa Kleypas, responsável por tornar a série dos Hathaways numa das mais prazerosas e engraçadas que já li. Com um núcleo de personagens peculiares, que fogem totalmente do esperado da aristocracia inglesa, a autora convence em suas vozes e tem uma explicação plausível para a completa falta de interesse da família pelas normas convencionais, afinal de contas eles nunca esperaram herdar um título e suas responsabilidades sociais.

Ainda que eu tenha gostado mais da primeira metade do que a segunda (houve certa falta de problemática, o que tornou a leitura um pouco repetitiva), Paixão ao Entardecer se mostrou um ótimo fechamento para uma série que esbanjou amor e comprometimento. O livro traz a redenção dos tormentos e misérias da vida através da simplicidade do cotidiano e de achar a pessoa certa para dividi-la com você, além da aceitação das diferenças de personalidade e fortalecimento das decisões femininas, que sempre foi levado a sério pelos membros da família e ia na contrapartida do que era praticado na época. Vai deixar saudades 

Paixão ao entardecer (2)

Paixão ao entardecer (4)

Série Os Hathaways

1. Desejo à Meia-noite
2. Sedução ao Amanhecer
3. Tentação ao pôr-do-sol
4. Manhã de Núpcias
5. Paixão ao Entardecer

Título original: Love in the Afternoon
Editora: Arqueiro
Ano: 2010 (esta edição: 2015)
Número de páginas: 272
Gênero: Romance épico
[rating:4/5]
Cedido em parceria com a Arqueiro

Related Posts

45 Responses to [Resenha] Paixão ao Entardecer, de Lisa Kleypas

  1. Taynara disse:

    Amo de paixão essa série!
    Falto ler este, que farei em breve, bem como
    a próxima série da autora a ser publicada aqui: “as quatro estações do amor”.
    Bjinhos

    • Eduarda Menezes disse:

      Saber que teremos mais Lisa Kleypas por aqui é o que nos conforta! De qualquer forma, vou sentir falta dos Hathaways. Muito amorzinho <3
      beijos

  2. Tita disse:

    Não tenho paciência para essas histórias açucaradas e mal entendidos, mas como você sempre fala com muito carinho dessa série eu estou realmente cogitando ler! Acho que darei uma chance =)

    • Eduarda Menezes disse:

      Eu odeio mal entendidos, mas só acontece no último livro e mesmo assim é desenvolvido de uma forma muito boa.
      Espero que curta a série! Depois vem aqui contar o que achou 😀

  3. Oi Duda!
    Bom, devo começar meu comentário dizendo que odeio romances “mela-cueca”, por isso tenho muito preconceito em relação à romances de época.
    Ganhei o primeiro livro da série Os Hathaways, e logo me apaixonei pela capa. Quando comecei a ler, fiquei completamente apaixonada por tudo! Devorei o livro em poucas horas e fiquei cobiçando os livros posteriores.
    Adoro a narrativa da autora e adoro a série! Os Hathaways terão lugar cativo no meu coração pra sempre! Hehehe…
    Beijosss!

    • Eduarda Menezes disse:

      Acho que os Hathaways conquistam todos que se dispõem a dar uma chance. São muito lindinhos!
      Não sei se você já leu os Bridgertons, mas é tão bom quanto. Então fica a dica, caso ainda não tenha lido =)
      beijos

  4. Gostei bastante da resenha. Nunca li nada da série, mas fiquei bastante empolgado a começar a ler. Gosto bastante da temática que o livro trata e do tempo em que a trama se desenvolve. Espero que os primeiros livros sejam tão empolgantes como esse me pareceu. Até mais. 😀

  5. vivi lemes disse:

    Oi Duda!
    Comecei a ler a série dos Bridgertons por sua causa e estou amando!! É muito diferente do que eu esperava. Se gostar realmente do gênero vou pegar esta série em seguida!!
    Bjss

    http://www.vivendovivi.blogspot.com.br

    • Eduarda Menezes disse:

      Feliz em saber que está curtindo, Vivi 😀
      Os Hathaways segue o mesmo estilo dos Bridgertons. Se a pessoa gosta de uma, com certeza irá gostar da outra rs
      Beijos e boas leituras!

  6. Nessa disse:

    Oi Duda

    Eu não sei pq esses livros da Lisa não me cativaram, eu li somente o primeiro e depois não li mais nada.
    Ate penso em retomar essa série, pq sempre vejo bons comentários sobre e acabo ficando com vontade de ler srsrr

    Adorei sua resenha.
    Beijos

    • Eduarda Menezes disse:

      Poxaa, acho tão lindos haha Pra mim são tão bons quanto Os Bridgertons <3
      Tenta dar uma chance aos outros e depois vê o que você acha 😀
      beijão

  7. Caauzinhaa disse:

    Tenho os dois primeiros, mas ainda não li porque tenho outros na frente. Mas ler a resenha desse quinto me fez querer passar a série toda na frente de tudo! hahahahahaha

  8. Mesmo esse não sendo o primeiro romance da coleção e eu odiar romances kkkkkkkkkk , esse parece ser bem legal 😀
    Bjinhos linda

  9. Milena Soares disse:

    Amo essa série, curto muito romance de época, a escrita da Lisa Kleypas é ótima, esse último livro foi um dos meus preferidos.

  10. Ingrid disse:

    EU quero ler essa obra :))

  11. Bruno Luis disse:

    Nao sou muito de ler romances, mas essa série parece legal

  12. Thaísa Góes disse:

    Eu preferi os primeiros livros do que esse quinto. Achei a historia desse meio chata. Não senti muito entusiasmo pra ler

  13. Fernanda disse:

    Esse livro é a cara da minha mãe. Vou até enviar a resenha para ela. Parabéns pelo blog.

  14. Não li nenhum livro desta autora, talvez ela tenha a mesma metódica que Julia Quinn tenha em relação à cronologia dos personagens. (Me corrija se estiver equivocada!!)
    Mas, romances assim “açucarados” sempre dão um toque mais gostosos em nossas leituras.

    • Eduarda Menezes disse:

      São duas séries bem similares no quesito fofura e encantamento com os personagens haha Quem gosta de uma, quase certo irá gostar da outra!

  15. Eu não gosto romance puro assim, achei a historia meio parada e cansativa.

  16. Rodrigo Viny disse:

    Estou com um pequeno problema com essa série. Comprei o primeiro livro (‘Desejo à Meia-Noite’), liga até o quarto capítulo e depois nem mais toquei nele. Não que o livro seja ruim, só que não era a hora, e ela ainda não chegou (mas vou tentar em breve).

    As capas dessa série são as coisas mais perfeitas que já vi, parece que você está vendo um vestido de verdade na sua frente, é fantástico.

    • Eduarda Menezes disse:

      Acontece de não ser o momento, Rodrigo! Quem sabe depois =) Leitura vai muito de acordo com a nossa vontade da hora, até do humor rs
      Também gosto muito das capas, têm um efeito bem legal!

  17. Adorei saber que esse não é aquele água com açúcar super meloso que deixa a gente diabético. A personagem parece forte, determinada, não aquele tipinho bobo, que parece que já vem adestrado pra sofrer e não saber lutar….
    Gostei muito da sua resenha, não havia lido nenhuma resenha sobre ele, mas amei a sua…
    Bianca

    • Eduarda Menezes disse:

      Olha, ele é bem açucarado, viu? rsrs Acho que depende do gosto da pessoa hehe
      Mas a personagem é ótima, vale a pena! Fico feliz que tenha gostado da resenha =)

  18. Ollie Sousa disse:

    Eu queroooo ler!!! Vou começar a ler os primeiros…

  19. Thaís Dória disse:

    Gosto bastante das suas resenhas!http://www.book-addict.com/wp-includes/images/smilies/icon_biggrin.gif Sobre esse livro, eu não sei porque não gosto de series, que a cada livro o protagonista é alguém diferente. Já li livros assim e achei chato. Eu não sei, essa historia mas não me chamou atenção tambem.

  20. Eu tava querendo um livro pra ler acho que vou começar a ler essa serie. Eu só achei essa serie meio parada de mais. A trama fica so nisso das cartas?

    • Eduarda Menezes disse:

      Não, isso se resolve antes da metade, mais ou menos. E isso é só a história desse livro, não de toda a série.

  21. Thiago Roza disse:

    Eu não gosto de livro que só tenha romance. Acho muito chato e cansativo. Eu acho que comprei pra minha namorada essa série, se não for é uma coleção muito parecida com essa.

  22. Já tive uma fase que só lia romance de época, tanto que dei uma parada legal pra pegar outras coisas, mas gente, todo mundo ama essa série, vou terminar comprando todos, já tô vendo!! D=

  23. Achei um romance muito bem estruturado, conseguiu juntar a leveza de um amor com as consequências mentais que uma guerra traz e também um toque de humor característico da família Hathaways.

  24. Leila Maciel disse:

    Ainda não li nenhum dessa série mas estou louca pra ler!

  25. Shadai Vieira disse:

    Não li nenhum livro dessa série, mas acho que dá para ler esse sem problemas de continuidade (né?).
    Faz tempo que não leio romance de época – o último foi Persuasão da Jane Austen ano passado.
    Achei a capa desse muito bonita, e leria com o maior prazer, já que você fez uma resenha bem positiva.

  26. Júlio César disse:

    Ótima resenha, adorei!

  27. Maria Tayná disse:

    Não gosto muito de ler romances, mas essa série parece ser muito boa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *