MENU

by • maio 5, 2015 • ResenhasComments (62)14101

[Resenha] Serial Killers: Anatomia do Mal, de Harold Schechter

Serial Killers: Anatomia do Mal é o livro mais abrangente sobre assassinos em série que já li. Apresentado como dossiê definitivo, a obra irá trazer os mais variados aspectos deste universo, mostrando os diferentes tipos de indivíduos que já passaram pela história criminal: homens, mulheres, casais, colegas, crianças, idosos, negros, brancos, heterossexuais, homossexuais e por aí vai. Cada tópico sempre virá acompanhado de diversos exemplos de casos reais mostrados de uma forma resumida.

Serial Killers anatomia do malPelo tamanho e abrangência do livro, a proposta de Harold, escritor norte-americano especializado em serial killers, não foi exatamente se aprofundar em casos específicos. Ele até o faz, vez ou outra, como são chamados os Estudos de Casos, encontrados ao longo do livro, ou até mesmo uma Galeria do Mal próxima ao final. Via de regra, porém, a obra irá nos contar bem por cima sobre diferentes tipos de crimes e assassinos, organizando-os por assunto: etnias, idades,  apelidos, nacionalidade, tipos de crime, etc.

Essa estrutura nos permite uma visão bem ampla desse mundo, ainda que passando mais rapidamente pelos seus múltiplos caminhos. O livro, no entanto, oferece numerosas opções de leituras para o leitor se aprofundar no aspecto que mais se interessar (e foi assim que eu descobri Whoever Fights Monsters, de Robert Ressler) e concede uma visão geral muito interessante sobre a história dos assassinos seriais, seu sucesso na mídia, cultura pop e todo o atrativo mórbido que exerce no imaginário das pessoas.

“Eu controlava a vida de outras pessoas, decidia se viveriam ou morreriam. Eu tinha esse poder de controle. Quando não fui pego pelos 15 primeiros, achei que era meu direito. Nomeei a mim mesmo juiz, promotor e júri. Então brinquei de Deus.” – Donald Harvey, profissional de saúde, justificando seus assassinatos

Passando por casos tão bizarros que até parecem ficção, o autor irá abordar crimes famosos e desconhecidos apresentando o que os seres humanos podem fazer de pior. Por ser praticamente uma enciclopédia dos piores indivíduos que já povoaram a Terra, acabei fazendo a leitura um pouco mais devagar do que o normal por considerá-la pesada em várias partes. Páginas sobre necrofilia, amputações, estupros, vampirismo, castrações, esfaqueamentos e espancamentos, mesmo quando lidas em pouca quantidade, já eram suficientes para me deixar sobrecarregada, por mais interessante que o assunto possa se mostrar.

Serial killers anatomia do mal (4)

Pensar que tudo isso aconteceu verdadeiramente, que pessoas tiveram que passar por situações tão terríveis que mal podemos imaginar, de certa forma abre os olhos para os perigos que nos rodeiam, deturpações latentes escondidas em pessoas aparentemente comuns. Longe de ser um fenômeno atual como alguns pensam, Schechter nos mostra que esses assassinos sempre existiram, dando até o exemplo de alguns contos de fadas que indicavam oralmente a presença desses seres na antiguidade, fazendo uma rápida análise da ascensão desses criminosos até a atualidade.

“O assassinato em série pode, na verdade, ser um fenômeno muito mais antigo do que imaginamos. As histórias e lendas difundidas sobre lobisomens e vampiros podem ter sido uma maneira de explicar atrocidades tão abomináveis que ninguém nas pequenas e coesas cidades da Europa e da América colonial podia compreender as perversidades que agora aceitamos como algo corriqueiro. Monstros tinham que ser criaturas sobrenaturais.” – John Douglas, Caçador de Mentes

Os tópicos são embasados com estudos, teorias e exemplos, tornando o conteúdo do livro ainda mais completo. Também foi interessante ler sobre alguns crimes e me dar conta de romances e filmes que li baseados originalmente neles. Por concentrar um grande número de casos é quase impossível não encontrar sobre algum criminoso específico, mesmo que rapidamente. Em relação a isso, senti falta de um índice de nomes que, infelizmente, está ausente. Seria bom saber em que parte exata do livro podemos encontrar sobre determinado assassino.

Serial killers anatomia do mal (7)

Com diversas ilustrações, fotos, recortes, citações e até uma entrevista com o famoso serial killer norte-americano Ted Bundy no corredor da morte, Serial Killers: Anatomia do Mal é essencial na coleção de qualquer curioso sobre o assunto. Diria que uma das minhas únicas ressalvas são algumas datas erradas (nascimento, morte e idades, por exemplo), mas isso é algo pequeno e não tira de modo algum o brilho da edição caprichada e muito completa. É uma forma de expandir o conhecimento sobre o assunto através da leitura de um único livro que certamente te fará desejar outros para se aprofundar em algum aspecto, com o próprio autor indicando uma série de outras leituras para dar prosseguimento ao estudo desse universo tão mórbido e fascinante.

Serial killers anatomia do mal (8)

Outras resenhas:

Serial Killer: Louco ou Cruel?, de Ilana Casoy
Whoever Fights Monsters, de Robert K. Ressler

Título original: The serial killer files: the who, what, where, how, and why of the world’s most terrifying murderers
Editora: Darkside Books
Número de páginas: 480
Ano: 2003 (esta edição: 2013)
Gênero: Não-ficção/Serial Killers
[rating: 5/5]
Cedido em parceria com a Darkside Books

Related Posts

62 Responses to [Resenha] Serial Killers: Anatomia do Mal, de Harold Schechter

  1. Laís disse:

    É engraçado porque eu adoro assistir documentários e series sobre esse assunto porém a leitura pra mim eu acho pesada.
    Eu não sei se é porque quando você assisti normalmente dura 30 minutos ou 1 hora e pronto e o livro são algumas horas e dias imerso nesse universo.
    Tenho muita vontade de ler mais confesso que falta coragem, e casos de serial killers são mais difíceis porque a crueldade é maior e a falta de remorso ou arrependimento é assustador, é diferente de uma pessoa que comete um crime no calor de uma emoção né.

    Beijos Duda ótima resenha

    • Eduarda Menezes disse:

      Simm, são assustadores e bizarros. A gente nunca imagina tamanha maldade num ser humano, mas sabemos que existe e os livros e casos deixam bem claro. Ultimamente, ando mais lendo sobre isso do que assistindo, mas eu também acompanhava muito pela tv haha
      Que bom que gostou, Laís =)

  2. Nessa disse:

    Oi Duda!!
    Lendo sua resenha eu tive uma visão do livro, mas depois que assisti ao seu vídeo eu fiquei mega interessada.
    AInda não li nada de Serial Killers, na verdade eu li semana passada Psicose, digamos que foi meu início neste mundo, e agora quero ler um desses que vi que vc tem aí.
    Gostei muito deste que vc comenta, pq ele é um documentário e abrange vários fatos e acontecimentos reais, e isso me deixou muito curiosa.
    Gostei muito do seu vídeo, pq é diferente de ler a resenha e pude sentir o quanto vc gostou do livro.
    Adoro suas dicas Duda!!

    Beijinhos

    • Eduarda Menezes disse:

      É um livro bem abrangente mesmo. Ideal para quem quer conhecer vários aspectos desse universo!
      No vídeo a gente fica mais descontraída, né? hahah Feliz que gostou! 😀
      beijão, Nessa

  3. Caauzinhaa disse:

    Nossa, ADORO livros desse estilo! Já quero ler!

  4. Adoro livros com historias de Serial Killers e amo as edições da Darkside Books, tenho 2 livros da editora e sei que o trabalho é impecável!
    Pretendo comprar esse livro junto com o Psicose 🙂
    Adorei a resenha!! Beijos

  5. Danielle disse:

    SUPER desejando esse livro *-*

  6. Desde que eu vi que a Darkside tinha lançado esse livro, eu fiquei com vontade de ler. Sou fascinada por histórias de Serial Killers.

  7. Não te deu medo, Duda? rs
    Sempre que leio alguma coisa sobre serial killers fico paranoica e acho que vou encontrar um assassino em cada esquina. Dá pra ler à noite? haha

  8. Rebeca disse:

    Peguei a mania de ler esses livros sobre serial killers depois que minha irmã começou a faculdade de psicologia e tinha como leitura obrigatória esse tipo de livro estou curiosíssima pra ler essa edição que pelo oque vi está belíssima.

  9. Roan disse:

    Os livros da Darkside são um espetáculo à parte, começando pela apresentação dos livros com capas lindas e também o conteúdo, tenho apenas o do Star Wars na minha coleção, mas pretendo comprar vários outros títulos. Serial killers parece ser um ótimo livro, mas é para um público mais selecionado, aqueles que realmente gostam do assunto e não para um leitor mais casual. Esse livro com certeza fará parte da minha estante.

  10. Renata disse:

    Gostei muito da resenha e quero demais ler esse livro!
    Esse assunto me interessa bastante, e a abordagem dele parecer ser muito boa. 🙂

    Parabéns pelo blog, adorei!

    Beijos,

  11. Laís disse:

    Eu tinha comentado em um post faz um tempinho sobre a minha dúvida em relação a este ser parecido com o da Ilana, mas depois que li sua resenha e o vídeo tô super segura em comprar e ansiosa pra acabar logo!!! Obrigada!!!

  12. Nossa.gamei na capa e imagens nas páginas do livro. Estava louca pra saber mais um pouco deste romance serial killers e amei. A trama tem cara de ser bárbara. Com certeza vou querer ler e conhecer mais esses personagens.
    Beijos.

  13. Nossa, põe caprichada nessa edição. Aliás em tudo que a Darkside faz, babo mesmo. Já imaginava que não era uma leitura muito leve, mas também já imaginava que valia a pena. Está na minha lista de desejos *-*

  14. Rodrigo Viny disse:

    Ainda me sinto muito mal por não possuir nenhum livro dessa editora maravilhosa! Eu vou ser sincero, tenho um certo preconceito com livros “feios/capas feias” e a Darkside Books chegou no mercador pra fazer o contrário disso, deixando os livros cada vez mais bonitos e atraentes!

    Sobre o livro, não é um gênero que eu estou acostumado, mas acho que deve ser muito legal conhecer essa mentes psicopatas, suas histórias e seus crimes. Eu não sei praticamente nada sobre o assunto mas aposto que gostaria mais depois de ler o livro!

  15. Adoro esse tema, estou louca por esse livro, mas infelizmente está fora do meu alcance financeiro :/
    Minha monografia foi a respeito das pessoas que sofrem de transtorno de personalidade antissocial.
    Esse livro parece ser maravilhoso e passear por esse mundo tão diferente do nosso e fascinante pra mim que sou psicóloga…. Enfim adorei sua resenha, amei seu blog!!!!
    Bianca

    • Eduarda Menezes disse:

      Obrigada, Bianca! Fico feliz em saber =)
      Espero que tenha a possibilidade de fazer a leitura. Pelo que você falou, acho que vai gostar!
      beijos

  16. Duda,

    Eu acho essas edições da DarkSide Books incríveis. São muito lindas mesmo.

    Eu sinto vontade de ler os 3 livros sobre serial killers que eles possuem, principalmente o que conta histórias de serial killers brasileiros.

    Agora eu quero muito ler esse, já que ele não conta apenas histórias de serial killers, mas também traz outras informações.

    Adorei.

    • Eduarda Menezes disse:

      Também quero ler o Made in Brazil e reler o Louco ou Cruel um dia (que é muito bom!) Todos são beeem interessantes! Espero que goste =)
      beijos

  17. Pena que não existe m índice remissivo no fim do livro, e com questão às datas erradas, foi lasca mesmo… =T
    maaas, eu quero MUITO comprar esse livro porque a temática de assassinos seriais me interessa bastante…
    Espero que tenham reservado algumas linhas para Chikatilo, mas se tem Fish e Bundy, é provável que o carequinha tbm apareça…
    Bom saber que tem Gacy e Dahmer…
    O livro tá na minha lista pra compras na bienal desse ano, aqui em PE.
    bjs

    • Eduarda Menezes disse:

      Tem um estudo de caso sobre o Chikatilo. Coloquei em uma das imagens, dá uma olhada!
      Espero que curta a leitura!
      beijos

  18. Meu Deusssssssss, descobri seu blog hoje e estou amando todas suas resenhas! Eu AMO a DarkSide, ela tem um cuidado gigantesco com todas as edições que lança. Tenho seis livros da editora e não consigo parar de comprar! Edições maravilhosas e todas as histórias com esse Q mais macabro (que eu, particularmente AMO). Conheci a editora por esse livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler e sempre que vejo alguma resenha eu choro de vontade! Parabéns pelo ótimo trabalho em me fazer querer gastar tudo e mais um pouco em livros!

    • Eduarda Menezes disse:

      haha feliz que gostou do blog, Nadine 😀 Obrigada e seja muito bem-vinda!
      O trabalho da Darkside é super caprichado mesmo. A gente deseja tudo e mais um pouco! kkkk

  19. Natali disse:

    As edições da DarkSide Books são maravilhosas, vontade de fazer coleção. Sou muito curiosa sobre qualquer assunto que envolva serial killers, tô ansiosa pra ler esse livro. Amei a resenha! http://www.book-addict.com/wp-includes/images/smilies/icon_smile.gif

  20. Ollie Sousa disse:

    Simplesmente P-R-E-C-I-S-O deste livro… do contrário quem irá virar serial killer sou eu!!! A DarkSide Books é sempre perfeita nas edições dela… super luxuosos os livros. <3

  21. Thaís Dória disse:

    Quero muito comprar esse livro. Acho a ideia de juntas todas essas historia e comentar, contar a historia, muito boa.
    Existe nesse livro alguma historia brasileira?

  22. Ahhhhhh mas eu não leio esse livro não. O ser humano é muito mal. Comentei com minha filha ela acho super interessante. É muita maldade do homem.

  23. Olá Duda!

    O melhor desses livros é a sensação de estarmos literalmente na história. Parece ser ótimo, quero muito ler.
    beijos

  24. Thiago Roza disse:

    Li a sua resenha aqui e fui ver a do youtube também. MUITO BOM! Falei pra minha namorada e ela amou agora vou ter que comprar esse livro para ela. Nós vemos muito Discovery, falando sobre essas coisas de Seril Killers.

  25. Adurgante disse:

    Estou louca para ler 😀

  26. Esse livro é tão lindo que dói a vista. Dá vontade de ir lá na DarkSide abraçar todos que trabalham lá HAHAHAHA Tô doida pra ler, se brincar, tô doida pra ler todos os livros da editora, independente do tema ou se gosto, ai <3

  27. Laura Medina disse:

    Nossa que legal! Lembro de alguns mtos anos de ter folheado um livro que era uma enclopedia dos Serial Killers! Eu adorei, mas não tive coragem de adquirir. Agora vejo outro livro, BEM MENOR, mas parece tão interessante quanto! Fora é descobri que essa editora é especializada no gênero policial, terror e suspense! Ahhhh minha área, minha praia! Gostei da resenha!

  28. Lindsay Leão disse:

    Oi Duda,

    Adoro esse tipo de livro! Sou absolutamente fascinada por livros desse gênero, mesmo.
    Desde que li O Tribunal das Almas indicado por você aqui no blog, fiquei mais vidrada ainda em suspense policiais e etc.
    No caso do livro em questão, parece que a proposta do autor é abordar crimes verídicos, o que particularmente acho mais assustador, independente do tipo de crime. Mesmo sendo um assunto fascinante não deixa de ser doentio.

    Ótima análise, adorei!
    Beijos

    • Eduarda Menezes disse:

      O tribunal das almas é tão sensacional haha sempre fico feliz quando alguém me diz que leu! Espero que curta a leitura de Serial Killers, e sim, por ser tudo real, o negócio adquire ares mais perturbadores mesmo.
      Obrigada 😉 beijos

  29. Shadai Vieira disse:

    excelente resenha sobre um livro que não sei porque ainda não comprei ou li.
    apesar de ser um tema de dar muito nojo e repugnância, não tem como não achar interessante, por ser extremamente perturbador.

  30. Marina disse:

    Tema bastante pesado, que, como ressaltado, deve ser digerido aos poucos. PRECISO ler esse livro.

  31. Grande estreia da editora Darkside Books (primeira editora brasileira inteiramente dedicada à fantasia e ao terror!), Serial Killers: Anatomia do mal – O dossiê definitivo sobre assassinos em série, é o livro ideal para aqueles que adoram investigação, crimes escandalosos e histórias de dar arrepios. Se você não tem medo de mergulhar no lado escuro e terrível de uma parcela da humanidade, é um livro bastante interessante, e que vale muito a pena ser lido.

  32. Lucia Marina disse:

    Eu tenho muita fascinação pelo mundo dos serial killers, talvez até seja algo mórbido, mas… Na tv a cabo tem um canal, ID, que sempre traz na programação uma série, Dementes, em que são apresentados serial killers “famosos” pelo mundo afora. É cada história inacreditável, e eu nunca resisto a uma busca no Google por mais informações. Agora fiquei super curiosa com esse livro!

    • Eduarda Menezes disse:

      Também gosto de assistir o ID de vez em quando haha Tento não ver muito pra não ficar paranoica kkkkk São tantos casos bizarros que a gente fica até com medo que aconteça conosco.

  33. Julia disse:

    Oie Duda , tenho 13 anos e me apaixonei por livros como alguem cai gradativamente no sono . Simplesmene amo livros que envem crimes , investigaçoes ,etc . Quero muito ganhar este livro no sorteio de seus 4 anos de blog . Parabens e me deseje sorte !

  34. Fabio Yugo disse:

    Já li esse e o da Ilana Casoy tempos atrás , e me lembro de como foi uma leitura interessante , mesmo um tema pesado e com relatos dignos de Hollywood , foi prazeroso ter essa leitura , conhecer os assassinos e suas mentes .

    • Eduarda Menezes disse:

      Por mais bizarro e pesado que seja, é uma leitura bem interessante, né? Possui um lado psicológico muito forte!

  35. Laure disse:

    ótimo livro, um dos melhores do assunto! só vejo boas criticas

  36. Leone Bachega disse:

    Ótima resenha! Deu vontade!

  37. Júlio César disse:

    Otima resenha, adorei!

  38. Alê Periard disse:

    Duda, Adorei a resenha!!! Há muito tempo estou “namorando” este livro, mas ainda não consegui comprar. 🙁
    O tema me interessa muito, apesar do autor não se aprofundar tanto na maioria dos casos, acredito ser uma ótima fonte de pesquisa.
    Sucesso para o blog e para o canal! Adoro seu trabalho!

    • Eduarda Menezes disse:

      Eu que agradeço por você acompanhar o BA, Alê =)
      Espero que curta o livro. É ótimo para quem quer adentrar esse universo!
      beijos

  39. Maria Tayná disse:

    Eu simplesmente AMO livros nesse estilo! Adorei a resenha, quero muito ler!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *