MENU

by • janeiro 19, 2017 • DicasComments (0)2128

5 livros para sentir nostalgia!

Quem curte revisitar clássicos dos anos 80, 90, sabe como é gostoso a sensação de nostalgia que vários nos proporcionam. Separei cinco livros que nos remetem imediatamente ao passado, seja por conta das suas adaptações cinematográficas ou por ter marcado época como fenômenos culturais.

Forrest Gump, de Winstom Groom

Sinopse: Forrest Gump é um idiota. Ou ao menos é assim que a sociedade o considera. Estigmatizado por seu QI baixo, Forrest não acredita ter nascido para grandes feitos. Mas as situações em que se envolve desde a juventude são tudo, menos comuns. Ainda na escola, o jovem gigante do Alabama é promovido a prodígio do futebol americano, em um primeiro sucesso que rapidamente o leva a outras aventuras. Do Vietnã à China Comunista, da Nova Guiné a Hollywood e até no espaço, inusitadas circunstâncias vão guiando Forrest em uma trajetória de vida impressionante e nada corriqueira.

A editora Aleph superou todas as expectativas ao lançar a edição comemorativa de Forrest Gump (1986) no final de 2016. O livro tem jacket dupla face, capa dura com detalhes em baixo relevo, folha de guarda colorida, letras azuis, e é ricamente ilustrado pelo quadrinista Rafael Coutinho. A edição possui extras interessantes e contextualiza a criação de Forrest, bem como diferenças entre livro e a famosa adaptação cinematográfica (1994), dirigida por Robert Zemeckis e vencedora de vários prêmios. Ainda pretendo fazer resenha do livro, mas já adianto que é sensacional, marquei como favorito! 

Comprar na Amazon

Androides sonham com ovelhas elétricas?, de Philip K. Dick (Blade Runner)

Sinopse: Rick Deckard é um caçador de recompensas. Ao contrário da maioria da população que sobreviveu à guerra atômica, não emigrou para as colônias interplanetárias após a devastação da Terra, permanecendo numa San Francisco decadente, coberta pela poeira radioativa que dizimou inúmeras espécies de animais e plantas.

Na tentativa de trazer algum alento e sentido à sua existência, Deckard busca melhorar seu padrão de vida até que finalmente consiga substituir sua ovelha de estimação elétrica por um animal verdadeiro; um sonho de consumo que vai além de sua condição financeira. Um novo trabalho parece ser o ponto de virada para Rick: perseguir seis androides fugitivos e aposentá-los. Mas suas convicções podem mudar quando percebe que a linha que separa o real do fabricado não é mais tão nítida como ele acreditava.

Clássico da ficção científica, o romance de K. Dick é permeado por questões filosóficas sobre a natureza humana. A interação constante entre pessoas e robôs avançados nos leva a indagar o que diferencia um homem de uma máquina extremamente avançada, levando o protagonista a indagar seus valores e objetivo numa Terra futurista. Livro incrível e também um dos meus favoritos!

Comprar na Amazon | Resenha aqui

A Bela e a Fera, de Madame de Beaumont e Madame de Villeneuve

Sinopse: A versão original do clássico que inspirou o novo filme da Disney, estrelado por Emma Watson Adaptado, filmado e encenado inúmeras vezes, o enredo de A Bela e a Fera vai muito além da jovem obrigada a casar com uma horrenda Fera que no final se revela um lindo príncipe preso sob um feitiço. Nessa edição bolso de luxo da coleção Clássicos Zahar você encontra reunidas duas variantes da história. A versão clássica, escrita por Madame de Beaumont em 1756, vem embalando gerações e inspirou quase todos os filmes, peças, composições e adaptações que hoje conhecemos. A versão original, que Madame de Villeneuve publicara em 1740, é de uma riqueza espantosa, que entre outras coisas traz as histórias pregressas da Fera e da Bela e dá voz ao monstro para que ele mesmo narre seu destino.

Muito se ouve sobre A Bela e a Fera, mas você conhece a história original? Nesta edição ilustrada e em capa dura, publicada pela editora Zahar, conhecemos a primeira versão do famoso conto de fadas, mais aprofundado em fatos e conteúdo, como a vida pregressa da Fera e da Bela, e o que levou o casal a se conhecer. Lançado originalmente no século XVIII, o livro foi um sucesso instantâneo e vem agradando o público há gerações. 

Comprar na Amazon | Resenha aqui

De volta para o futuro: os bastidores da trilogia, de Caseen Gaines

Sinopse: Há 30 anos, Marty McFly fazia sua primeira viagem no tempo, a bordo de um DeLorean. Tinha início uma das maiores trilogias da história do cinema. De Volta Para o Futuro é um marco da cultura pop, conquistando gerações de fãs leais a cada reprise na tv ou nos relançamentos em todas as mídias possíveis, do vhs piratão aos modernos vídeos on demand.

O livro de Caseen Gaines é o documento mais completo sobre a trilogia De Volta Para o Futuro, além de ser uma verdadeira aula sobre cinema. Para conseguir reunir informações exclusivas, muitas daquelas que nem o mais apaixonado dos fãs conhecia direito, o autor levou vinte meses de pesquisa e conduziu mais de quinhentas horas de entrevistas com equipe técnica, elenco e fãs.

Se você tem curiosidade em saber como um dos maiores clássicos da cultura pop surgiu, este é o livro. A obra documenta todo o processo de criação com várias curiosidades interessantes, passando pelos desafios e percalços na produção, que alçou Robert Zemeckis ao estrelato (sim, mesmo diretor de Forrest Gump). Gaines conversou com várias pessoas envolvidas na produção e registrou as entrevistas neste livro, recomendado tanto para os fãs, quanto para curiosos sobre a indústria cinematográfica.

Comprar na Amazon | Resenha aqui

Bambi, de Felix Salten

Sinopse: Um dos personagens mais amados por crianças e adultos do mundo todo, Bambi chega às prateleiras das livrarias pela primeira vez em português. Escrito pelo austríaco Felix Salten e publicado originalmente em 1923, o romance Bambi – Uma história de vida na floresta popularizou-se pela versão cinematográfica feita pelos estúdios Disney, em 1942. A narrativa doce – mas em certos momentos também sombria e dolorosa –, nos apresenta Bambi, o cervo que pouco a pouco vai desvendando os mistérios da floresta e, na batalha pela sobrevivência, entende que o homem, a quem chama apenas de Ele, é o seu principal inimigo. Escrito sob a ótica dos animais, o livro tem como marca registrada os profundos diálogos entre os moradores da floresta, nos quais cabem assuntos dos mais variados, além de questionamentos acerca da vida.

Vocês concordam comigo que Bambi é pura nostalgia? Muita gente não sabe que o clássico filme da Disney (1942) foi inspirado neste livro do Salten, publicado em  1923. Não cheguei a assistir novamente na fase adulta e quero muito fazê-lo. Este é o único da lista que ainda não li, mas já tenho na coleção! A edição está um primor só: é capa dura, ilustrada, e possui uma das folhas de guarda mais lindas que já vi (mostrei no vídeo).

Comprar na Amazon

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *